fbpx

Todos os parceiros internacionais expressam o seu apoio à extensão do mandato da BINUH”, diz Brian Nichols, Secretário de Estado Adjunto dos Estados Unidos

CTN News

O mandato do Gabinete Integrado das Nações Unidas no Haiti está prestes a ser renovado. Isto foi sugerido pelo Secretário de Estado Adjunto dos EUA para os Assuntos do Hemisfério Ocidental.

De acordo com Brian Nichols, “todos os parceiros internacionais expressam apoio à extensão do mandato da UNIOSIL” na quarta reunião dos parceiros da comunidade internacional no Haiti. “A ONU fornece conhecimentos e coordenação essenciais aos nossos esforços colectivos para o progresso político, direitos humanos, segurança e reuniões.

Questionado sobre a deterioração da situação de segurança no Haiti enquanto os parceiros internacionais discutem a renovação do mandato da UNIHRO, Nichols disse reconhecer que a situação de segurança era difícil, mas recusou-se a falar sobre a deterioração.

“A situação de segurança no Haiti tem sido precária há já algum tempo. Mas eu não diria que está a piorar. Eu diria que é variável, ao longo do tempo. Talvez se recorde que no Dia de Ano Novo, o Primeiro-Ministro foi atacado por um gangue em Gunnariv? E assistimos a surtos de violência de gangues e depois a períodos de calma. Recordará, tenho a certeza, o bloqueio dos terminais de combustível em torno da capital há alguns meses atrás também. Assim, vemos períodos em que a situação de segurança melhora e períodos em que se deteriora. Mas em geral, durante o ano passado, penso que a situação de segurança tem sido relativamente estável, mas estável a um grau muito preocupante”.

Nichols reiterou também o compromisso do governo dos EUA em continuar “a apoiar o povo haitiano durante este momento difícil”. “Os Estados Unidos têm sido um líder no esforço de segurança, mas também um doador importante para o Haiti em geral. A nossa formação e assistência ajudou a aumentar o número de agentes da polícia haitiana de 10.000 há uma década para 14.000 hoje”, disse, observando que os EUA tinham doado 60 veículos à polícia nacional haitiana. Catorze peritos em segurança foram também enviados para o Haiti, incluindo oito esta semana, para apoiar a instituição policial, disse o diplomata norte-americano.

Este apoio técnico incluirá formação em armas e tácticas especiais para oficiais da NHP, disse Nichols, enviando uma mensagem clara aos membros do bando de 400 Mawozo. “Trabalhámos com a Polícia Nacional Haitiana e o FBI para extraditar Bernie Yan Yan Jolie para os Estados Unidos da América. Irá chamá-lo o líder do bando dos 400 Mozo. É acusado de homicídio, rapto, roubo, destruição de propriedade privada. E enviei um sinal muito forte ao bando de que há consequências para as suas acções”.

 

Pages