fbpx

Território, diplomacia e brigas em campo fazem de Argentina x Chile mais que um jogo – 27/01/2022 – Esporte

CTN News

 

Diego Maradona sempre se considerou traído por Julio Grondona, ex-presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino) morto em 2014. Tudo por causa da final da Copa do Mundo de 1990, quando a Argentina foi derrotada pela Alemanha após a marcação de um pênalti duvidoso.

Para ilustrar sua revolta com o que considerou uma armação feita pela Fifa com o apoio do dirigente, usou comparação que, para seus compatriotas, não precisava ser explicada.

“Grondona nos entregou como o Chile fez nas Malvinas.”

Em busca de votos na eleição presidencial chilena do ano passado, o candidato pelo Partido Republicano, José Antonio Kast, encontrou um alvo fácil.

“A Argentina era um país europeu. Hoje parece um documentário da National Geographic”, disse.

A expressão “mais que um jogo” já foi tão usada que se tornou chavão no futebol. Mas Chile e Argentina, adversários nesta quinta-feira (27), às 21h15, fazem uma das partidas de maior rivalidade do planeta por motivos que vão muito além do que acontece em campo.

O confronto, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo deste ano, será em Calama. Em segundo lugar, a Argentina já está classificada para o Mundial no Qatar. Na sexta posição, o Chile corre risco. Classificam-se os quatro melhores. O quinto vai disputar a repescagem.

Lionel Messi, lesionado, ficou fora da convocação. Não vai ter um reencontro com Gary Medel, defensor chileno com quem protagonizou troca de empurrões na disputa pelo terceiro lugar na Copa América de 2019. Os dois acabaram expulsos e o argentino, revoltado, criticou a organização do torneio. Disse, entre outras coisas, que tudo estava armado para o Brasil ser campeão.

Se a amizade nunca prevaleceu em campo, a animosidade entre as equipes ficou mais acentuada a partir de 2007, quando fizeram a semifinal do Mundial sub-20, no Canadá. O Chile já tinha jogadores que depois seriam referência do elenco principal, como Medel, Arturo Vidal,…

Leia o artigo completo AQUI

Pages