fbpx

Sente-se uma escassez de cereais e fertilizantes no continente africano”, diz Macky Sall

CTN News

O presidente do Senegal, que é também presidente da União Africana, Macky Sall, numa entrevista exclusiva sobre França 24 e RFI na quinta-feira 9 de Junho de 2022, voltou à sua recente visita a Sochi, Rússia, durante a qual pediu a Vladimir Putin para “tomar consciência” de que a África foi vítima do conflito na Ucrânia, devido ao perigo de uma crise alimentar global.


Respondendo aos jornalistas na sua viagem a Sochi para se encontrar com Vladimir Putin como presidente da UA, Macky Sall explicou que ele foi para lá “porque estamos a experimentar uma escassez de cereais e fertilizantes no continente africano”. Prosseguiu dizendo que enviou três mensagens ao presidente russo, começando por fazer todo o possível para ajudar a libertar os cereais da Ucrânia através do porto de Odessa”, para obter acesso a cereais e fertilizantes”, e “para pôr fim à guerra, que é considerada uma desescalada”. “Estamos a pedir discussões com a Ucrânia e outras partes”, acrescentou Macky Sall.

“Se não forem produzidos cereais, estaremos numa situação de fome muito grave que poderá desestabilizar o continente africano”, advertiu o presidente da UA.

O Presidente Macky Sall esteve na Rússia na sexta-feira passada, no meio de receios de uma crise alimentar, para pedir ao Presidente russo Vladimir Putin que “tomasse consciência” de que os países africanos são “vítimas” da guerra na Ucrânia. O presidente da União Africana, contudo, disse estar “tranquilizado” após a sua reunião com o seu homólogo russo.
“Saímos daqui muito tranquilos e muito felizes com as nossas trocas de impressões”, disse Macky Sall aos jornalistas no final da reunião de três horas em Sochi, no sul da Rússia, acrescentando que encontrou o presidente russo “empenhado e consciente de que a crise e as sanções estão a criar graves problemas às economias fracas, tais como as economias africanas”, informou a France 24.

Pages