fbpx

O Juiz Ketanji Brown Jackson confirmado perante o Supremo Tribunal pelo Senado dos EUA

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O Senado dos EUA confirmou o Juiz Ketanji Brown Jackson perante o Supremo Tribunal.
Apenas três dos 50 senadores republicanos votaram com os 50 democratas a favor do Juiz Jackson.
Suzanne Colin of Maine, Mitt Romney of Utah e Lisa Murkowski of Alaska decidiram romper com os outros senadores republicanos sobre a nomeação de Brown.
53 senadores votaram a favor 47 contra.
O bando de Mitch McConnell fez tudo o que estava ao seu alcance para bloquear a confirmação de Brown. Durante as audiências, os senadores republicanos tentaram desacreditar o antigo juiz de recurso do tribunal de Washington DC. Acusaram a Sra. Jackson de ser demasiado indulgente nas suas decisões. Estas acusações foram rejeitadas pelos defensores do Juiz América, que insistiram que Ketanji B. Jackson contou com o apoio de várias associações profissionais liberais e conservadoras. Ela é também uma das poucas juízas que não foi objecto de queixas no exercício da sua profissão.
Com esta confirmação, Ketanji Brown Jackson torna-se a primeira mulher negra no mais alto tribunal americano. Ela é também a primeira advogada de defesa criminal do Supremo Tribunal.
A confirmação do Juiz Jackson foi um momento histórico para a nossa nação”, disse o Presidente dos EUA Joe Biden, acrescentando: “Estamos um passo mais perto de assegurar que o nosso mais alto tribunal reflicta a diversidade da América. Para Joe Biden, a aluna da Universidade de Harvard será uma juíza incrível, e tive a honra de partilhar este momento com ela.


O Vice-Presidente Kamala Harris, que presidiu à sessão, disse que estava “extasiada”. “Sinto um profundo orgulho em saber quem somos como nação, que acabámos de fazer o que fizemos em relação ao mais alto tribunal da nossa terra”, disse ela aos repórteres ao deixar a câmara do Senado.
O líder da maioria democrata na Câmara Alta também expressou a sua alegria.
“Este é um dos grandes momentos da história americana”, disse o Líder da Maioria do Senado Chuck Schumer antes da votação. “Hoje, damos um passo gigantesco, ousado e importante no caminho bem trilhado para cumprir a promessa fundadora da nossa nação. Este é um grande momento para o Justice Jackson, mas é um momento ainda maior para a América à medida que avançamos para uma união mais perfeita”, disse Chuck Schumer.
O ex-Presidente Barack Obama também saudou a confirmação do Juiz Brown pelo Senado. “Este é um grande dia para a América, e um momento de orgulho na nossa história”, escreveu o presidente americano de 44 anos numa mensagem na sua conta do Twitter.


O novo juiz do Supremo Tribunal será recebido na Casa Branca na sexta-feira (8 de Abril de 2022) pelo Presidente Joe Biden e pelo Vice-Presidente Kamala Harris.
Ketanji Brown Jackson irá substituir Stephen Breyer, 83 anos, que decidiu reformar-se após 28 anos no mais alto tribunal dos EUA.
A confirmação de Ketanji Jackson Brown não irá alterar o equilíbrio do Supremo Tribunal dominado pelos conservadores, que tem seis membros de entre os nove juízes do tribunal. No entanto, servirá de catalisador para os Democratas que esperam mobilizar os seus apoiantes antes das eleições intercalares, que o partido de Joe Biden está quase certo de perder, de acordo com várias sondagens.