Cerca de 2.000 migrantes haitianos inscreveram-se no escritório do Instituto Nacional de Migrações (INAMI) em Baja-Califórnia para solicitar a regularização no México, disse o Secretário-Geral do Governo do Estado, Catalino Zavala Márquez.
Mencionou que não sabe quantos deles atravessaram a fronteira para os Estados Unidos e quantos optaram por ficar no país asteca. Isto porque não há informação oficial que o confirme.
Cerca de 300 migrantes reuniram-se na quarta-feira passada no bairro de Pueblo Nuevo. Onde receberam aconselhamento sobre procedimentos de asilo político do Pastor Alfred Guerrier. No entanto, este evento gerou desinformação e confusão total entre a referida população, assegurou Catalino Zavala.
Relativamente a estes procedimentos de asilo político, disse não saber quantos imigrantes tinham conseguido entrar nos Estados Unidos. Contudo, mencionou que o Instituto Nacional de Migrações registou 2.000 haitianos que solicitaram a regularização legal no México.
Finalmente, apelou à comunidade haitiana para ter em conta as indicações da INAMI, bem como de organizações como a Comissão Mexicana de Ajuda aos Refugiados (COMAR) e a Organização Internacional para os Migrantes (OIM).