fbpx

Eleições intermediárias nos Estados Unidos: a comunidade haitiana está acordando timidamente

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

A comunidade haitiana nos Estados Unidos parece querer estar consciente da sua capacidade de se representar nas várias esferas do poder americano. Do Norte para o Sul, os candidatos de origem haitiana tiveram um desempenho extraordinário nas eleições intercalares de 8 de Novembro de 2022.

Na Florida, a Representante Sheila Cherfilus McCormick humilhou o seu adversário republicano Drew-Montez Clark. A advogada de origem haitiana obteve 72% dos votos contra 28% para o seu rival.

Graças a esta vitória, a congressista será capaz de completar o seu primeiro mandato. Foi eleita numa eleição especial em Janeiro de 2022, após a morte da Congressista Alcee Hastings.

Outra vitória importante para a comunidade haitiana na Florida é a de Marleine Bastien. Um forte defensor dos direitos dos imigrantes, os esforços de Bastien valeram a pena. Ganhou a eleição para o cargo de conselheira municipal (comissária) no segundo distrito de Miami Dade. Derrotou o ex-prefeito de Miami do Norte Philippe Bien-Aimé com 59% dos votos contra 41% do seu oponente.

Em North Lauderdale, Samson Borgelin, nascido no Haiti, desafiou as previsões ao ganhar 53,2% dos votos, derrotando o candidato nascido em Cuba que recebeu 42,4% dos votos.

Pela sua parte, a candidata republicana de origem haitiana Alexandra Compère venceu as eleições com 9076 votos (62,1%) contra 5.529 (37,9%) de Leroy Edwards. Será a próxima Comissária da cidade no segundo distrito do Condado de Clay.

No 105º distrito de Miami, Marie Woodson foi reeleita como Representante do Estado com 70% dos votos contra 30% para o candidato republicano Vincent Parlatore.  Nas eleições primárias de Agosto, Dotie Joseph já tinha ganho para se tornar Representante do Estado no distrito 108.

No estado do Colorado, Lunie Joseph, nascida no Haiti, ganhou as eleições na cidade de Boulder para se tornar membro da comissão da cidade no décimo distrito. Ela esmagou o seu oponente republicano William DeOreo com 88,7% dos votos contra apenas 11,3% a favor do derrotado.

Em Rhode Island, Aniece Germain ganhou as eleições no segundo distrito para se tornar membro da comissão municipal na cidade de Cranston. Ela derrotou o republicano John P. Colosante.

Em Nova Iorque, Phara Souffrant Forrest venceu as eleições no distrito 57 com 67,1% dos votos contra 32,5% para Olanike Alabi. Dweynie Esther Paul também fez história no estado onde foi reeleita como juíza no segundo distrito judicial do Supremo Tribunal de Nova Iorque.  Pela sua parte, Rodneyse Bichotte Hermelyn foi facilmente reeleita para o 42º distrito da Assembleia Estatal de Nova Iorque. Uma posição que ocupa desde 2015. Nascida em Nova Iorque em 1972 para pais haitianos, Dweynie Esther Paul tem um mestrado em administração de empresas da prestigiada Universidade do Noroeste.

A comunidade haitiana está também representada no Estado de Nova Jersey. Stanley Neron foi eleito para o Conselho de Educação na cidade de Elizabeth.

Outros votos importantes foram ganhos no estado da Florida por candidatos de origem haitiana nas eleições primárias realizadas em Agosto de 2022. Lody Jean foi eleito juiz no 11º Circuito da Florida, enquanto Fred Seraphin venceu o Grupo 5 no condado de Miami Dade.

Em Massachusetts, pela primeira vez, um Rutzee Louijeune nascido no Haiti ganhou as eleições de 2021 para o cargo de conselheiro municipal no condado de Suffolk, na cidade de Boston.

Estes resultados irão certamente agradar à National Association of Haitian American Elected Officials (NHAEON), que se apressou a felicitar os funcionários eleitos das eleições de Novembro de 2022.

Pages