Terceira reunião do OREPA-Centro com a sociedade civil de Gonaïves, esta quinta-feira 9 de Fevereiro de 2023, em torno do projecto “extensão e reabilitação da rede hidráulica da cidade de Gonaïves”.
Com financiamento de mais de 7 milhões de dólares americanos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), este projecto consiste em aumentar a capacidade da DINEPA através do Centro Técnico de Exploração de Gonaives (CTE) para abastecer a população de Gonaives com água potável.
Serão construídos cinco novos quiosques e serão instaladas 6.000 novas ligações durante a execução do projecto.
O projecto abrangerá as áreas de Gattereau, Bretagne e bairros adjacentes.
O lançamento oficial está previsto para 1 de Março do próximo ano “se a situação social e de segurança o permitir”, segundo o Sr. Theophile OSTINVIL, Director do OREPA-Centre.
A firma TECINA levará a cabo este projecto de 18 meses.
Várias autoridades incluindo o Presidente da Câmara Donald Diogène, o delegado departamental Tchawell Cesard, Didier Pierre, director departamental adjunto da Educação-Artibonite e representantes de vários sectores tais como o sector vodou, religiosos, imprensa e grupos de mulheres participaram nas discussões.
Esta é a terceira vez, na quinta-feira 9 de Fevereiro, que a DINEPA, através do Escritório Regional de Água Potável (Centro OREPA), se reúne com membros da população de Gonaives para discutir o projecto. Estes intercâmbios consistiram não só em informar a população sobre o projecto, mas também em procurar a sua compreensão e colaboração para o seu sucesso.
As discussões incluem as vantagens e desvantagens do projecto, tais como a interrupção do tráfego durante a perfuração da estrada, os impactos ambientais e sociais.
Actualmente, apenas 20% da população de Gonaives tem acesso a água potável. Na cidade, a DINEPA tem três reservatórios, disse o engenheiro Nedjie Paillant, director do Centro de Operações Técnicas de Gonaïves (CTE). Um reservatório no Carrefour Turène com uma capacidade de 2.400 metros cúbicos que abastece Gattereau, Bienac, Route Dattes… Um segundo reservatório na estrada para Bassin com uma capacidade de 600 metros cúbicos que abastece o Hospital Provincial, oito pontos de água (quiosques) e mais de 133 clientes. Um terço em Pont Gaudin com uma capacidade de 968 metros cúbicos que abastece o centro da cidade, Trou-Sable, Seprenn, etc. Este último tem estado quebrado há mais de dois anos.
Não está previsto nenhum novo reservatório no novo projecto. O equipamento antigo será simplesmente reabilitado, disseram os funcionários.
Ronel Paul