fbpx

Corrupção no Haiti: A Directora do CAS, Edwine Tonton, está detida

CTN News

A Directora do Fundo de Assistência Social (CAS), Edwin Tonton, foi detida na terça-feira, 25 de Abril de 2023, na sequência da sua audição pelo juiz de instrução, Jean Wilner Morin. “O juiz de instrução encontrou provas suficientes do envolvimento da Sra. Tonton no desvio de fundos da instituição”, segundo uma fonte próxima do processo.

Durante uma primeira audiência, a 19 de Abril, o juiz tinha considerado a possibilidade de prender a DG do CAS, mas mudou de ideias devido a uma situação de tensão provocada, segundo alguns relatos, por familiares da interessada que usavam pólvora no local, precisamente para impedir a detenção da Sra. Tonton que, a 3 de Abril, tinha sido proibida de sair do país. Duas outras personalidades, o antigo contabilista-chefe do CAS, Pierre Richard Vales, detido na terça-feira, 18 de Abril, foi igualmente atingido pela mesma medida, tal como Yvrose Alcide, membro do gabinete do director.

Num relatório recentemente tornado público pela Unidade de Luta contra a Corrupção (ULCC), foi recomendada a instauração de uma acção pública contra Pierre Richard VALES, antigo contabilista-chefe do CAS, por desvio de bens públicos, tomada ilegal de interesses e cumplicidade em falsificação, e contra Hector Dominique BERNARDIN por cumplicidade em desvio de bens públicos e falsificação. A ULCC solicitou igualmente a instauração de um processo contra Edwine TONTON, Directora do CAS, e Yverose ALCIDE, membro do seu gabinete, por tráfico de influências, em conformidade com a lei de 12 de Março de 2014 relativa à prevenção e repressão da corrupção.
Este processo deveria ser entregue ao juiz de instrução Jean Wilner Morin em 22 de Março de 2023.
Outras pessoas poderão ser detidas em breve no âmbito deste processo, segundo uma fonte judicial.

Redacção: Enock Arismat

 

Pages