fbpx

Canadá aberto aos imigrantes, mas dentro da lei, diz o ministro do desenvolvimento internacional

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

A taxa de imigrantes ilegais que decidiram refugiar-se no Canadá aumentou significativamente desde a descoberta do coronavírus em 2019.

Foi o que disse o Ministro do Desenvolvimento Internacional canadiano e a Agência de Desenvolvimento Económico do Pacífico.

Numa entrevista exclusiva concedida à ZoomHaitiNews, Harjit Sajjan gabou-se da generosidade do Canadá em termos de imigração. As portas do Canadá estão sempre abertas a todos aqueles que decidiram vir para cá”, disse Sajjan. “Mesmo durante a pandemia de Coronavirus, o Canadá tem mantido uma tendência ascendente na aceitação de migrantes”, disse o funcionário canadiano, acrescentando que o seu país tem um sistema de imigração robusto e forte, mas também muito acolhedor. Os imigrantes ilegais serão tratados ao abrigo das leis existentes, advertiu ele.

O Ministro responsável pela Agência de Desenvolvimento Económico do Pacífico salientou também que algumas das restrições à imigração devido ao surto do Coronavírus da Coronaviria foram flexibilizadas. Agora, todas as pessoas legalmente documentadas que desejem viajar para o Canadá podem fazê-lo correctamente. Devem, no entanto, apresentar um documento que certifique que estão totalmente vacinados. Isto não se aplica aos cidadãos canadianos, que devem ter um teste negativo para a COVID-19 para entrar no Canadá”, disse Sajjan.

Nesta entrevista com ZoomHaitiNews e CaribbeanTelevisionNetwork, o chefe da política económica internacional do Canadá também saudou o apoio do seu país ao Haiti. Desde o terramoto de 12 de Janeiro de 2010, o Canadá já desembolsou mais de 1,8 mil milhões de dólares nos esforços de reconstrução do Haiti, disse o ex-ministro da Defesa.

Convidado a comentar a situação sócio-política no Haiti, Harjit Sajjan absteve-se de fazer quaisquer comentários, limitando-se a reiterar o apoio do seu país ao povo haitiano. Contudo, não excluiu a possibilidade de se encontrar com actores haitianos no âmbito da procura de uma solução para a crise.

A 21 de Janeiro, as autoridades canadianas organizaram uma reunião virtual para apoiar o Haiti. Durante este encontro com os ministros dos negócios estrangeiros, o Canadá anunciou uma contribuição de 50,4 milhões de dólares para o Haiti. Estes fundos devem ser atribuídos a “serviços de saúde para haitianos, reforçar a capacidade e as infra-estruturas de segurança do Haiti, apoiar a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos, e ajudar a enfrentar a insegurança alimentar e outros desafios humanitários”, de acordo com uma declaração no sítio web dos Negócios Estrangeiros canadianos.

Deste montante, 15,35 milhões de dólares deveriam ser atribuídos ao reforço da Polícia Nacional Haitiana, incluindo 3 milhões de dólares para aumentar o número de agentes da polícia feminina dentro da PHN, 17,48 milhões de dólares para melhorar os direitos das mulheres e raparigas adolescentes, e 12 milhões de dólares para combater a insegurança alimentar.