O Senado do estado de Massachusetts aprovou uma lei que permite aos imigrantes ilegais obterem cartas de condução.
O documento foi aprovado com uma maioria considerável. 32 senadores votaram a favor e 8 contra. Isto foi suficiente para evitar um veto do Governador Republicano Charlie Becker, que não tinha feito segredo da sua intenção de bloquear o projecto de lei.
Este é o último passo necessário para que o documento seja publicado no jornal oficial do Estado de Massachusetts. Em Fevereiro último, 120 deputados aprovaram a lei, enquanto 36 rejeitaram-na.
Ao abrigo da nova lei, qualquer pessoa que possa fornecer identificação e prova de residência em Massachusetts é elegível para obter uma carta de condução, independentemente do estatuto de imigração.
Para obter uma carta de condução, os indivíduos devem apresentar duas peças de identificação. Este documento pode ser um passaporte válido ou qualquer outro documento não expirado emitido por um serviço consular.
Após a promulgação do documento, Massachusetts tornar-se-á o 16º estado a conceder aos imigrantes indocumentados o direito de obterem uma carta de condução. O Distrito de Columbia também já tinha adoptado esta medida.
Massachusetts é notório por ser um santuário para imigrantes ilegais nos EUA. Mais de um milhão de imigrantes indocumentados vivem neste Estado firmemente democrático.
Os imigrantes haitianos são a quinta maior comunidade migrante do Estado, depois dos chineses, dominicanos, indianos, e brasileiros. Os portugueses estão em sexto lugar, de acordo com estatísticas do The Immigrant Learning Center.