fbpx

Barco com 300 migrantes haitianos encalha na praia da Florida

CTN News

Um barco com 300 migrantes haitianos encalha na praia da Florida, com quase 300 migrantes haitianos a bordo, encalha no domingo em frente ao Ocean Reef Club, um clube privado de luxo localizado em North Key Largo, no arquipélago de Keys, na ponta sul da Florida, relata o jornal Miami Herald.
Esta é a terceira vez numa semana que as autoridades dos EUA interceptam migrantes haitianos que procuram chegar aos EUA. Na sexta-feira, um grupo de 123 pessoas foi detido num pequeno barco ao largo de Anguilla Cay (Bahamas ocidental) pela Guarda Costeira. No domingo passado, a Guarda Costeira interceptou mais de 140 pessoas ao largo de Andros, a maior ilha das Bahamas.
Os contrabandistas humanos utilizam as Bahamas – um arquipélago a cerca de 80 km da costa da Florida – como ponto de partida para trazer pessoas para os Estados Unidos, muitas vezes de outros países das Caraíbas, como o Haiti.
As autoridades americanas lançaram uma investigação. Segundo as informações iniciais da Guarda Costeira, os responsáveis pelo alegado contrabando são haitianos.
Todos os migrantes presos são enviados para a prisão, onde normalmente permanecem durante algumas semanas, uma vez que muitos necessitam de cuidados médicos antes de serem enviados de volta para o Haiti, sem possibilidade de pedir asilo, de acordo com o Miami Herald.