O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), afirmou nesta segunda-feira (24/1) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode se ver obrigado a cancelar uma viagem para a Rússia, em fevereiro, a depender da evolução da crise envolvendo o país e a Ucrânia.
Durante conversa com a imprensa, ele disse que o Brasil, por meio do Ministério das Relações Exteriores, não está envolvido nas discussões sobre a crise entre os dois países.
“Pode ser que aconteça alguma coisa daqui para lá e ele [Bolsonaro] seja obrigado a cancelar a viagem, né? […] Isso aí é questão da segurança europeia, né? Nós estamos de outro continente. Aqui nós somos do continente da paz”, declarou.
A tensão entre os dois países – que se estende desde 2014 – vem ganhando força nas últimas semanas. A possibilidade de que milhares de tropas russas, reunidas perto da fronteira com a Ucrânia, possam se movimentar deixou o conflito entre os dois países ainda mais intenso e crítico.
0
A Organização do Tratado do Norte Atlântico (Otan) afirmou que enviaria navios e caças adicionais para a Europa Oriental. Além disso, segundo o jornal The Washington Post, há relatos de que o governo dos Estados Unidos estava considerando o envio de forças americanas e armamentos para reforçar os aliados da organização na Polônia e país bálticos.
O porta-voz da Rússia, Dmitry Peskov,…