fbpx

O senador Ed Markey desaprova o plano de Biden de enviar migrantes haitianos para Guantanamo e apela à extensão do TPS

CTN News

O representante do Senado norte-americano Ed Marken, de Massachusetts, afirmou ser “absolutamente imperativo” que as autoridades norte-americanas concedam uma nova extensão do Programa de Protecção Temporária (TPS) para cidadãos haitianos, citando o recente caos no Haiti. O TPS deverá expirar em Fevereiro de 2023.

“É o caos total no Haiti, as pessoas estão a fugir devido às condições terríveis que lá existem, e temos de nos certificar que aqueles que estão no TPS não têm de se preocupar que em Fevereiro do próximo ano isto vai acabar de repente”, disse Markey numa entrevista exclusiva à ZoomHaitiNews e à Caribbean Television Network.

O proeminente senador de Massachusetts diz que está a trabalhar arduamente com outros colegas para conseguir que o TPS seja alargado.

“Tenho organizado com outros membros do Senado e da Câmara dos Representantes um esforço para alargar o período de tempo em que os migrantes haitianos podem permanecer nos Estados Unidos. Esta é uma crise no Haiti. Assim, deixámos bem claro à Casa Branca que precisamos de uma extensão para todos aqueles que aqui estiveram antes de Julho de 2021 e precisamos de uma renúncia, precisamos de um programa que ponhamos em prática para os migrantes que partiram depois de Julho de 2021, estas pessoas também estão em situações desesperadas, caso contrário não teriam fugido do seu país de origem”, defende Ed Markey.

O senador de Massachusetts diz estar determinado a continuar a exercer pressão sobre a administração Biden para perceber “que é absolutamente essencial responder ao sofrimento humano do povo haitiano, não só aqui nos Estados Unidos, mas também aos que ficam para trás”. Markey apela à administração do Presidente democrata Joe Biden para nomear um novo enviado especial para o Haiti a fim de assegurar que os EUA possam abordar todas as questões que estão a afastar os migrantes haitianos do seu país.

Ed Markey opõe-se a enviar migrantes haitianos para Guantanamo
Oficialmente prorrogado a 3 de Agosto de 2021 por um período de 18 meses, o TPS expira a 3 de Fevereiro de 2023. Esta nova designação deu a todos os cidadãos haitianos presentes em solo americano a 21 de Maio de 2021 a oportunidade de se candidatarem a este estatuto.

Enquanto funcionários e organizações americanas nos EUA estão a exercer pressão para uma nova extensão do TPS, relatórios nos meios de comunicação social americanos têm sugerido que a administração Biden está a avaliar diferentes opções para lidar com um êxodo maciço de migrantes haitianos do Haiti e de outros países da região. Segundo consta, está a considerar deter temporariamente os migrantes num país terceiro ou numa instalação no campo da Baía de Guantánamo.

Seria um erro enviar imigrantes para Guantánamo, que tem uma má história, disse o senador Ed Markey. “Temos de dar às pessoas a oportunidade de permanecerem aqui nos Estados Unidos, de terem a protecção do nosso governo, de não terem de se preocupar com o seu regresso ao Haiti ou com a sua centralização em Guantánamo. Precisamos de ter uma política humana que proteja estas pessoas porque estão a partir devido a condições, terramotos, uma crise civil que está para além delas e de que necessitam”, argumentou o representante do Senado dos EUA de Massachusetts.

 

you're currently offline