fbpx

O Primeiro-Ministro Ariel Henry estará em Gonaïves a 1 de Janeiro de 2022

CTN News

Após mais de três anos, a celebração do 218º aniversário da independência será realizada com o discurso do primeiro cidadão do país, o Primeiro-Ministro Ariel Henry, na cidade da independência, Gonaïves, capital do departamento de Artibonite.

Sob os auspícios do Presidente da Câmara de Gonaives, realiza-se este domingo 26 de Dezembro, uma reunião sectorial de emergência no centro de operações de emergência do departamento de Gonaives.
O Ministro da Defesa, Enold Joseph, esteve presente para preparar a chegada do Primeiro Ministro, Ariel Henry, e reuniu-se com CASEC, ASEC, representantes de organizações de base, e membros da sociedade civil, entre outros, para discutir o assunto.

No final das discussões, o Sr. Enold Joseph confirmou a chegada do primeiro-ministro.
“Posso confirmar que o Primeiro-Ministro estará em Gonaïves para celebrar em grande estilo o 218º aniversário do país”, disse o Ministro.
“A partir de amanhã, será erguido o estande oficial”, disse ele.

Durante várias semanas, o presidente interino da câmara, Sr. Donald DIOGÈNE, fez desta celebração da independência a sua prioridade. Para o conseguir, reuniu-se várias vezes com funcionários do gabinete do ministro para os convencer a virem a Gonaïves.

Juntamente com o delegado, Tchawel CEZAR, também realizou numerosas reuniões com todos os sectores da sociedade civil para sensibilizar os residentes de Gonaïves para a necessidade de celebrar os feriados em Gonaïves, como sempre aconteceu nos anos anteriores.

O Presidente da Câmara Diogène disse que queria fazer de 2022 “o ano de Gonaïves”, que ele recordou que teria 600 anos em Julho de 2022.
Quero que Gonaïves seja apresentado em todas as decisões que serão tomadas em 2022. É por isso que todas as camadas da população se devem juntar para mostrar ao Estado central e ao mundo inteiro que a cidade é um espaço habitável”, disse o prefeito em tom firme.

A pedido do magistrado Diogène, antes do dia 1 de Janeiro, os 17 blocos da comuna de Gonaïves receberão apaziguamento social (saneamento, distribuição de kits),
O tradicional caldo patriótico também fará parte do evento, disse o Ministro da Defesa.