O “MOUVMAN POU ENDEPANDANS KILTIREL SOSYAL EKONOMIK AK POLITIK AN AYITIK” MEKSEPA, elabora uma avaliação sombria do ano 2022 a nível sociopolítico, descrevendo-o como um ano de vergonha nacional. De acordo com o partido político, o consenso nacional para uma transição inclusiva e eleições transparentes é uma terceira tentativa macabra inventada pelo CORE GROUPE, o regime PHTK e uma grande parte da classe política servil a fim de impor à população haitiana uma intervenção militar musculada e eleições falsas para colocar outro líder à frente do país com o único objectivo de estender os seus tentáculos aos recursos naturais do país. O “MOUVMAN POU ENDEPANDANS KILTIREL SOSYAL EKONOMIK AK POLITIK AN AYITIK” afirma que para implementar o plano do Grupo Principal, “o monarca” (sic) Ariel Henry criou um órgão chamado “Alto Conselho da Transição” cuja missão é definir as orientações estratégicas dos poderes públicos.
Na opinião do MEKSEPA, todos aqueles que participaram neste projecto, do qual o inquilino do primado é o principal pilar, estão a demonstrar ingenuidade e inconsciência patriótica. Se para alguns políticos, o Alto Conselho Transitório é a única saída para a crise, para o MEKSEPA, este golpe de Estado anti-nacional e ilegal não passará.
MEKSEPA não apoiará qualquer movimento que vise reforçar o poder do monarca Ariel Henry, diz a nota. De acordo com os líderes do “MOUVMAN POU ENDEPANDANS KILTIREL SOSYAL EKONOMIK AK POLITIK AN AYITIK” a constituição de 1987 no seu artigo 58 é clara sobre a noção de soberania nacional que reside na universalidade dos cidadãos. “Neste tempo de tempestade, chegou o momento de apagar o triste espectáculo das crianças que morrem de fome, de triunfar a legítima rebelião de todo um povo, de silenciar o barulho das armas e de assegurar, de uma vez por todas, a gestão da cidade por patriotas visionários”, afirma o MEKSEPA.
Se uma força estrangeira conseguir colocar novamente os pés no solo nacional, os membros do Alto Conselho Transitório serão os únicos responsáveis, explicam os líderes do partido político MEKSEPA.
O “MOUVMAN POU ENDEPANDANS KILTIREL SOSYAL EKONOMIK AK POLITIK AN AYITIK” rejeita, citamos “qualquer acordo consensual-lougarou feito à medida dos malandros companheiros”, qualquer solução para a actual crise deve ser o trabalho de renovação dos haitianos de boa vontade e não de um pequeno grupo de apreciadores e ladrões, diz o MEKSEPA.
O “MOUVMAN POU ENDEPANDANS KILTIREL SOSYAL EKONOMIK AK POLITIK AN AYITIK” apela a uma verdadeira transição capaz de uma refundação nacional a fim de conduzir o país a uma mudança socioeconómica, elemento indispensável para uma democracia sustentável.