A morte do maior jogador de futebol de todos os tempos na quinta-feira 29 de Dezembro de 2022 está a causar enormes reacções em todo o mundo. No Haiti, o Ministério da Juventude, Desporto e Acção Cívica fez questão de “prestar homenagem a um jogador excepcional cujo talento e carreira têm sido fonte de inspiração para muitas gerações de jogadores” (sic).
O MJSAC disse que “saúda a partida de um ícone que encarnava o futebol ao conseguir uma carreira extraordinária através de desempenhos que até à data têm sido inigualáveis”.
“A sua carreira com clubes e equipas nacionais, os seus golos, os seus troféus, as suas acções espectaculares e as suas lendárias actuações permanecerão gravadas na memória de todos os amantes de futebol”, escreveu a entidade dirigida pela Sra. Raymonde Rival nas suas redes sociais.
O MJSAC aproveitou a oportunidade para recordar ao povo haitiano a importância do Rei Pelé, que tinha visitado o país duas vezes em 1971 e 1975.
O Ministério dos Desportos descreveu Pelé como “uma estrela global que contribuiu grandemente para a paixão pelo jogo em todo o mundo” antes de concluir com esta citação.
“Pelé desapareceu, mas a lenda continuará a viver! O seu legado e influência sobre o jogo viverão para sempre!
Que a sua alma descanse em paz!