fbpx

Financiamento de bandos armados no Haiti: Todos aqueles que são sancionados pelo Canadá estão também na lista dos EUA

CTN News

Depois de o Canadá ter adoptado sanções contra políticos haitianos de alto nível, os Estados Unidos actualizaram a sua lista.

De uma fonte próxima da diplomacia americana, ZoomHaitiNews soube que foram adoptadas sanções contra o antigo Presidente Michel Martelly e os antigos Primeiros-Ministros Laurent Salador Lamothe e Jean Henry Céant.

Estas personalidades são sancionadas pelo seu alegado envolvimento no financiamento de bandos armados no Haiti. As sanções vão desde o cancelamento de vistos, retirada da cidadania dos EUA e congelamento dos bens destes indivíduos nos EUA, ZoomHaitiNews e CaribbeanTelevisionNetwork tomaram conhecimento.

Quando contactado por um repórter da ZOOMHAITINEWS, um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA não daria demasiados pormenores. “Ao abrigo da lei dos EUA, não podemos fornecer detalhes para além do que está disponível publicamente sobre restrições de vistos. Continuamos a utilizar todos os instrumentos à nossa disposição para combater os actores maliciosos que continuam a fomentar a violência e a tentar perturbar o processo democrático. “, disse o funcionário norte-americano, que nos encaminhou para o “Departamento do Tesouro para quaisquer inquéritos sobre indivíduos designados sob sanções financeiras”.

Mais nomes serão em breve tornados públicos. Trata-se de indivíduos cujos vistos foram revogados. O governo não divulgará os nomes dos indivíduos sancionados por crimes financeiros e dos detentores de cidadania norte-americana. Os casos destes alegados criminosos serão transferidos para o Departamento de Justiça, que decidirá se deve ou não intentar uma acção judicial, disse um porta-voz do Departamento de Estado. ”

No que diz respeito a restrições de vistos, uma pessoa designada ao abrigo da Secção 7031(c) é geralmente proibida de entrar nos Estados Unidos indefinidamente”, disse um porta-voz do Departamento de Estado, acrescentando que “a Secção 7031(c) permite isenções e excepções a esta proibição que podem permitir a uma pessoa viajar em determinadas circunstâncias.

Há algumas semanas, o Departamento de Estado decidiu tornar públicos os nomes do presidente do terceiro Senado Joseph Lambert e do antigo Senador Youri Latortue.

Perguntado por que razão a lista completa ainda não foi divulgada, o funcionário do Departamento de Estado que solicitou o anúncio disse: “Dependendo da autoridade utilizada, algumas restrições de vistos são anunciadas publicamente, enquanto outras são mantidas privadas.

A 12 de Outubro, o Secretário de Estado António Blinken anunciou que os Estados Unidos iriam sancionar as pessoas que fornecem armas e munições a bandos armados no Haiti.
Estamos também a anunciar uma nova política de restrição de vistos ao abrigo da secção 212(a)(3)(C) da Lei de Imigração e Nacionalidade contra funcionários haitianos e outros envolvidos no funcionamento de bandos de rua e outras organizações criminosas haitianas que ameaçaram a subsistência do povo haitiano e estão a bloquear a assistência humanitária vital”, escreveu o chefe da diplomacia dos EUA numa declaração.

Há alguns dias, o antigo presidente Michel Joseph Martelly, os antigos primeiros-ministros Laurent Lamothe e Jean Henry Céant juntaram-se a Joseph Lambert, Youri Latortue, Rosny Celestin, Hervé Foucant e Garry Bodeau na lista de pessoas sancionadas pelo governo canadiano.

Estes indivíduos são alvo do seu envolvimento no financiamento de actos de violência no Haiti. Alguns deles são também acusados de tráfico de droga pelo Canadá e pelos Estados Unidos da América.