fbpx

Eleições brasileiras: Luis Ignacio Lula da Silva vence as eleições presidenciais na segunda volta

CTN News

Luis Ignacio Lula da Silva venceu as eleições presidenciais no Brasil no domingo 30 de Outubro de 2022, na segunda volta. O candidato de esquerda ganhou 50,83% dos votos, à frente do actual presidente Jair Bolsonaro com 49,17%.


Lula regressa ao poder ao fim de 11 anos ao bater no presidente da extrema-direita Jair Bolsonaro.

Uma vitória rapidamente saudada pelo presidente eleito que escreveu ”Democratia” no Twitter com a bandeira brasileira e a sua mão esquerda cuja pequena mão direita foi cortada numa fábrica metalúrgica.

E quase todos os líderes de esquerda da América Latina estão a saudar a vitória do antigo sindicalista.

O Presidente cubano Manuel Canel Diaz saudou a vitória de um irmão: “Caro irmão Lula ( @LulaOficial ), felicito-o em nome do governo e do povo cubanos, que celebram a sua grande vitória pela unidade, pela paz e pela integração latino-americana e caribenha. Tem sempre #Cuba”.

A mesma reacção do Presidente chileno Gabriel Boric Font: ”Lula”. Alegría!”, Lula a alegria em francês.

A ex-presidente Dilma Ruseff congratulou-se com a vitória da sua mentora. “Para que o Brasil seja novamente feliz! #Lula13”, escreveu ela no Twitter.

Pelo seu lado, o Presidente francês Emmanuel Macron felicitou Lula após a sua vitória com uma mensagem publicada no Twitter: “Parabéns, caro @LulaOficial, pela sua eleição que abre uma nova página na história do Brasil. Juntos juntaremos forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o laço de amizade entre os nossos dois países.
O ex-presidente equatoriano Rafael Correa disse: “Quando Lula foi preso para o impedir de fugir, não só lhe roubaram a liberdade, como também a democracia no Brasil.
Fizeram a mesma coisa no Equador com uma frase ridícula para “influência psíquica”.
No Equador a vingança popular será maior, advertiu numa mensagem de felicitações no Twitter.

Deve dizer-se que cenas de júbilo foram notadas em São Paulo não muito longe da sede da campanha de Lula que acaba de derrotar Jair Bolsonaro que tinha manifestado o desejo de desafiar os resultados por fraude.

O chefe do governo haitiano, Ariel Henry, também felicitou Luiz Inácio Lula da Silva pela sua reeleição como Presidente da República Federativa do Brasil. “Desejo-lhe, em nome do meu governo e do povo haitiano, sucesso nesta nova missão, enquanto desejo o fortalecimento das relações de amizade e solidariedade entre #Haiti e #Brazil”, escreveu o Primeiro-Ministro do Haiti no Twitter.

Esta é a primeira vez que um presidente no poder perde uma eleição presidencial no Brasil.

you're currently offline