fbpx

Crise haitiana: os EUA passam das palavras aos actos (sanções)

CTN News

Cerca de 24 horas após a transmissão de uma mensagem audiovisual do seu Encarregado de Negócios no Haiti Eric Stromayer nas redes sociais, a administração americana anuncia severas sanções contra duas personalidades influentes no panorama sócio-político haitiano. Estes são o actual presidente do Senado haitiano Joseph Lambert e o antigo presidente da Câmara Alta Yourie Latortue.

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou medidas bilaterais com o governo canadiano. Estes políticos haitianos (Lambert e Yourie) são descritos pelos Estados Unidos como corruptos para o tráfico de droga.

De facto, Lambert e Latortue estão a ser destacados por se terem envolvido ou tentado envolver-se em actividades ou transacções que contribuíram materialmente, ou apresentam um risco significativo de contribuir materialmente, para a proliferação internacional de drogas ilícitas ou dos seus meios de produção”, disse uma declaração do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

“Joseph Lambert e Youri Latortue abusaram das suas posições oficiais para traficar drogas e colaboraram com redes criminosas e de gangs para minar o Estado de direito no Haiti”, afirma a declaração.

Como resultado, todos os bens e interesses de pessoas designadas nos Estados Unidos ou na posse ou controlo de pessoas norte-americanas devem ser bloqueados e comunicados à OFAC. Além disso, todas as entidades detidas, directa ou indirectamente, 50% ou mais por uma ou mais das pessoas bloqueadas são também bloqueadas, como sanção contra estes dois senadores haitianos e outros susceptíveis de serem designados”, salienta o documento.

Os senadores Joseph Lambert e Youri Latortue estão também proibidos de entrar nos Estados Unidos.


Anteriormente, o Canadá, através da sua Ministra dos Negócios Estrangeiros Melanie Joly, anunciou, juntamente com os EUA, sanções específicas ao abrigo do Regulamento de Medidas Económicas Especiais do Haiti em resposta à conduta inaceitável das elites políticas haitianas, que prestam apoio financeiro e operacional ilícito a bandos armados.
Isto inclui (por enquanto) o Presidente do Senado, Joseph Lambert, e o antigo Presidente do Senado, Youri Latortue.

Joseph Lambert e Youri Latortue estão sujeitos a uma proibição de transacção. Os seus bens no Canadá serão congelados.

As sanções contra estes indivíduos visam travar o fluxo de capital e de armas ilícitas para enfraquecer e incapacitar os bandos. O Governo do Canadá irá considerar novas sanções contra outros indivíduos e entidades, bem como outras medidas, para pressionar os responsáveis pela violência e insegurança no Haiti”, disse o Governo do Canadá.

No dia anterior ao anúncio destas sanções, Eric Stromayer, o Encarregado de Negócios dos EUA no Haiti, assinalou que o seu país estava muito preocupado com a gravidade da situação de saúde e segurança no Haiti.

O país atingiu uma situação muito má com insegurança em todo o lado onde os criminosos estão a bloquear e a restringir o acesso ao combustível e a manter a ajuda humanitária como refém. Fazemos parte de um grande esforço internacional para resolver o problema. Um pequeno número de pessoas da elite política, empresarial e social no Haiti e no estrangeiro mantêm o país como refém para seu próprio benefício pessoal. Estão a usar o vosso sofrimento para encher os seus bolsos ou para alcançar as suas ambições políticas”, disse o diplomata numa mensagem ao povo haitiano.
Prosseguiu, dizendo que “os Estados Unidos estão determinados a responsabilizar estes criminosos. O Departamento de Estado norte-americano já impôs restrições de vistos àqueles que cometem e encorajam a violência. Evitaremos que estes maus actores e os membros das suas famílias entrem nos Estados Unidos. Continuaremos a acrescentar nomes à lista à medida que identificarmos os responsáveis por esta situação trágica.

Mais adiante, ele mencionou outras sanções que os Estados Unidos estão a considerar.
“Há outras sanções que iremos tomar. As nossas acções não param aqui. A 21 de Outubro, as Nações Unidas aprovaram uma resolução proposta pelos EUA e pelo nosso parceiro México que irá impor sanções internacionais aos responsáveis. Embora a resolução mencione especificamente o vagabundo conhecido como Barbecue, ele não é o único afectado por esta decisão. A ONU sancionará os actores maliciosos, independentemente da sua nacionalidade. Sim, isto significa que mesmo que os cidadãos dos EUA sejam cúmplices na prática de violência e na restrição do acesso à gasolina e à ajuda ou participem no tráfico de armas, serão proibidos de viajar para qualquer país do mundo e confiscaremos os seus bens”, disse o representante do governo dos EUA.

Eric Stromayer observou que os Estados Unidos, em colaboração com a comunidade internacional, irão trabalhar com a Polícia Nacional Haitiana para melhorar a situação de segurança e permitir a prestação da tão necessária ajuda humanitária.

Também sensibilizou para o ressurgimento da cólera no país, exortando os haitianos a serem cautelosos.

Finalmente, Eric Stromayer sugeriu que os haitianos pusessem de lado as suas divisões para resolver a crise e disse que os Estados Unidos não vão abandonar os haitianos.

you're currently offline