Claudine Gay será a 30ª presidente da Universidade de Harvard nos Estados Unidos, a universidade mais prestigiada do mundo, anunciada na quinta-feira. Gay, que tem um doutoramento, será a primeira pessoa de cor e a segunda mulher a servir como presidente da Universidade de Harvard, informou a CNN.
Claudine Gay, que nasceu de pais imigrantes haitianos, recebeu o Prémio Toppan para a melhor dissertação em ciência política, de acordo com a Harvard Gazette.
Desde 2018, tem sido reitor da Faculdade de Artes e Ciências em Harvard. Ela é tocada como uma estudiosa formidável. O seu trabalho sobre questões de raça e política na América tem tido grande ressonância junto da comunidade académica e da sociedade americana.
Claudine Gay, que é também a presidente fundadora da Iniciativa Inequality in America, sucede a Lawrence S. Bacow, que anunciou em Junho que seria a primeira mulher a ser nomeada para o cargo. Bacow, que anunciou no passado mês de Junho que se ia demitir do mais alto cargo da Universidade de Harvard.
“Sinto-me honrado pela confiança que o Conselho de Curadores depositou em mim para poder substituir o Presidente Bacow como chefe desta notável instituição”, Gay foi citado no Harvard Gazette como tendo dito.
<<Tem sido um privilégio trabalhar com Larry ao longo dos últimos cinco anos. Ele mostrou-me que a liderança é um esforço de equipa”, acrescentou Claudine Gay, sublinhando que ela aplicará esta lição na sua gestão.
“Claudine é uma pessoa de integridade fundamental”, disse Bacow, o presidente cessante. “Ela fornecerá a Harvard a forte bússola moral necessária para liderar esta grande universidade. O comité de busca fez uma escolha inspirada para o nosso 30º presidente. Sob a liderança de Claudine Gay, o futuro de Harvard é muito brilhante”, disse Gay, que passou cinco anos ao leme da Universidade de Harvard.
Claudine Gay tomará posse em Julho de 2023.
A nomeação de Claudine Gay como Presidente da Universidade de Harvard é bem-vinda no Haiti, nomeadamente pelo Primeiro-Ministro de facto Ariel Henry.
“Foi com grande alegria e orgulho que tomei conhecimento da nomeação do Professor Claudine Gay, de origem haitiana, como Presidente da prestigiada Universidade de Harvard. Envio-lhe as minhas mais calorosas felicitações, e desejo-lhe o maior sucesso no seu novo cargo”, escreveu o Primeiro-Ministro no Twitter.
CI: Gazeta de Harvard
Fonte: https://apple.news/AKrJ_6vR_TyK-Du_lrXmfUw