A informação saiu durante o jogo entre a França e a Tunísia transmitido por vários canais locais e foi como uma bomba. De facto, a Televisão Nacional do Haiti (TNH) acaba de perder o direito de transmitir os jogos da 22ª edição do Campeonato do Mundo que tem lugar no Qatar.
A informação foi tornada pública pela empresa VertiCast, responsável por partilhar com estações de televisão haitianas as imagens dos jogos do Campeonato do Mundo de Futebol do Qatar. Esta informação foi confirmada pelo director-geral da TNH Gamal Augustin, citada por várias agências de imprensa haitianas, incluindo a GazetteHaitiNews.
Na sua declaração, VertiCast é inequívoca. O Campeonato do Mundo da FIFA Qatar 2022TM começou no domingo 20 de Novembro e a Televisão Nacional do Haiti (TNH) transmitiu os jogos em directo até segunda-feira 29 de Novembro depois de ter obtido a autorização da FIFA, DirecTV e VertiCast Media. Esta autorização foi concedida sem que a TNH cumprisse as suas obrigações contratuais”, escreveu a empresa na sua declaração.
No domingo, 20 de Novembro de 2022, antes do pontapé de saída, no melhor interesse de todos no Haiti, VertiCast tinha autorizado temporariamente o acesso à TNH para transmitir em directo os jogos do Campeonato Mundial de Futebol da FIFA”, escreveu a empresa para contextualizar a situação.
Até lá, segundo VertiCast, “a FIFA ou o governo haitiano não forneceram qualquer documento que confirme qualquer acordo que permita o livre acesso do Haiti ao Campeonato Mundial de Futebol de 2022 no Qatar ou que modifique as condições contratuais.
[Como resultado, a TNH não será autorizada a transmitir quaisquer jogos do Campeonato Mundial de Futebol FIFA QatarTM de 2022 a partir de hoje, a 30 de Novembro de 2022”, disse VertiCast.
Foi exigida uma soma de 2,5 milhões de dólares para financiar a concessão do direito de transmissão dos jogos no país. De acordo com o que aprendemos, o governo em nome da TNH deveria pagar esta quantia pelos direitos de transmissão do Campeonato Mundial de Futebol do Haiti, o que não foi feito dentro do tempo exigido pela VertiCast.
De acordo com o comunicado de imprensa da VertiCast, “nenhuma emissora no Haiti está autorizada a transmitir os jogos do Campeonato Mundial da FIFA porque a TNH não foi autorizada pela FIFA, DirecTV ou VertiCast como detentora dos direitos de transmissão”.
É este o fim da emissão de
Campeonato do Mundo no Haiti enquanto a primeira ronda nem sequer está concluída? Uma questão legítima. No entanto, há uma réstia de esperança se nos referirmos à conclusão do comunicado de imprensa da VertiCast que diz estar “pronta a trabalhar com a TNH para garantir o acesso a todos os jogos do Campeonato do Mundo.
Entretanto, deve recordar-se que o Primeiro-Ministro Ariel Henry tinha anunciado que tinha sido concedido ao país o direito de transmitir o Campeonato do Mundo de 2022. Em nome do povo haitiano, agradeço ao presidente da FIFA, Sr. Gianni Infantino, por ter concedido graciosamente ao Haiti o direito de transmitir a 22ª edição do Campeonato do Mundo, Qatar 2022”, escreveu ele no Twitter.