fbpx

Sabe-se um pouco mais sobre a tragédia que custou a vida de 16 pessoas no Departamento do Sudeste

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Drama no Departamento do Sudeste.

Dezesseis pessoas perderam a vida na localidade de Seguin, na seção comunal de Fond Jean Noël, na comuna de Marigot.

Após assistir ao funeral de uma pessoa, várias das vítimas que estavam em uma casa pequena sucumbiram.

Uma moradora da área, ao ouvir um barulho suspeito no quarto onde estavam as vítimas, tentou oferecer ajuda. Ela também faleceu depois de retornar para casa.

Por enquanto, o governo está estudando várias hipóteses sobre as circunstâncias desta tragédia.

“Quando chegamos, descobrimos os corpos sem vida de oito homens, cinco mulheres (uma das quais estava grávida), dois meninos e uma menina. Após uma análise minuciosa da cena e do ambiente, a Dra. Djemina Deshommes favoreceu a hipótese de intoxicação por monóxido de carbono como a causa principal da morte,” segundo as autoridades que visitaram a área.

Jean Jacques Peterson, também presente no local, foi levado às pressas para o hospital para receber atendimento necessário.

“Cabe ressaltar que, antes de nossa intervenção, Jean Jacques Peterson foi retirado da casa em estado crítico por moradores e transferido de helicóptero para o hospital de Mirebalais. De acordo com as informações do centro de saúde de Seguin, ele apresentava uma saturação de 62, indicando falta de oxigênio,” de acordo com o delegado departamental do Sudeste, Sr. Pierre Michel Lafontant, contatado pela equipe editorial da CaribbeanTelevisionNetwork.

No entanto, a hipótese de intoxicação por monóxido de carbono pode ser descartada, já que nem todas as vítimas estavam no mesmo local. Pelo menos outras cinco pessoas falecidas não estavam na mesma sala que a grande maioria das vítimas.

O marido de uma das pessoas presentes na casa, bem como seus quatro filhos, também perderam a vida.

“Os corpos foram encontrados em diferentes posições, alguns de bruços, outros de costas para o chão e dois sentados apoiados em uma cama,” diz o relatório.

A notícia das mortes das dezesseis pessoas em Fond Jean-Noel gera preocupação dentro da população local e do governo, que anuncia “uma investigação completa para determinar as circunstâncias exatas deste incidente trágico”.

Embora relacionadas por laços familiares, nem todas as vítimas fazem parte de uma única família, ao contrário das informações inicialmente divulgadas.

As identidades das dezesseis pessoas falecidas também são conhecidas. São elas:

1- Odilon Louis Jacques

2- Getha Tida

3- Gervens Louis Jacques

4- Toutou Tima

5- Meristil Pierre

6- Sonia Delmo

7- Gesner Petit-Jean Jacques

8- Nerlande Bellevue

9- Vladimir Petit Jean-Jacques

10- Gerson Jean-Jacques

11- Rosemène Petit Jean-Jacques

12- Déborab Petit Jean-Jacques

13- Réginald Saintiche

14- Michaël Petit Jean-Jacques

15- Noël Wigens

16- Evenson Petit Jean-Jacques

Os casos de morte por intoxicação por monóxido de carbono são bastante comuns, causando a morte de quase 30.000 pessoas anualmente em todo o mundo.

Em 18 de dezembro de 2020, três pessoas foram encontradas mortas e outras sete em estado crítico no Hotel Ti Niche em Delmas 19. A hipótese de intoxicação por monóxido de carbono também foi mencionada na época. No entanto, nenhuma informação oficial foi divulgada sobre as circunstâncias da tragédia.

“O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro, tóxico e potencialmente mortal que resulta de uma combustão incompleta, independentemente do combustível utilizado: madeira, butano, carvão, gasolina, óleo combustível, gás natural, petróleo, propano. Ele se difunde rapidamente no ambiente,” de acordo com o Ministério Francês da Saúde Pública, afirmando que “a cada ano, este gás tóxico é responsável por cerca de cem mortes na França.”