fbpx

Nova grande apreensão de cartuchos em Port-de-Paix, uma nova detenção

CTN News

25.000 munições de vários calibres foram apreendidas em Port-de-Paix durante a noite de 12 para 13 de Julho de 2022. Os cartuchos foram encontrados a bordo de um autocarro que estava prestes a viajar para Porto Príncipe, relata Wilguens Devilas, o jornalista da Zoom Haiti News, no local na capital do departamento do Noroeste. O cidadão Churchill Petit-Frère, responsável pelo transporte, foi preso por ordem do Comissário Adjunto do Governo Wisminder Louis.
O Juiz Paul Blanc procedeu à elaboração do relatório legal. Os cartuchos foram confiscados e o veículo foi detido na esquadra da polícia de Port-de-Paix.

A 1 de Julho, as autoridades policiais e judiciais da cidade de Port-de-Paix informaram que tinham levado a cabo uma operação em grande escala no cais da cidade, que resultou no confisco de 120.000 cartuchos, divididos em 157 caixas, 114.000 das quais de calibre 5,56, 2.000 de calibre 9mm, e 4.000 de calibre 7,62, em contraste com os números fornecidos pelo Sr. Michelet Virgile, o comissário governamental do dia, que no dia anterior relatou a apreensão de 128 caixas contendo mais de 700 munições.
O chefe do tribunal de Port-de-Paix ordenou a libertação, cinco (5) dias depois, de Jonas Georges e Fritz Jean Relus, que tinham sido detidos por alegado tráfico de armas e munições no contexto deste escândalo. Em reacção, o Ministério da Justiça demitiu o Sr. Michelet Virgile por graves falhas administrativas e substituiu-o pelo Sr. Bertin Vital como chefe do Ministério Público.
O Sr. Michelet Virgile foi subsequentemente preso na terça-feira 12 de Julho de 2022 por agentes do Bureau of Financial and Economic Affairs (BAFE). Deverá ser transferido para a capital em breve para responder a perguntas da polícia judiciária e financeira.
Foi emitida uma notificação de procura contra o director-adjunto dos assuntos jurídicos do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Fritz Aubourg, que está alegadamente ligado a este caso, foi informado.
Outras pessoas são activamente procuradas pela polícia. Estes incluem Marie Guirlène Estimable, Wilfrid Estimable e Eddy Lafrance.