México: Mais de 7.000 haitianos em Nuevo Laredo esperam entrar nos Estados Unidos

CTN News

Em Nuevo Laredo, há mais de 7.000 migrantes haitianos à espera de atravessar para os EUA em busca de asilo. A maioria está nos 10 abrigos que operam nesta cidade, e os restantes estão alojados em casas alugadas, hotéis ou em estradas públicas.


Apenas na Casa del Migrante Nazareth 1 e 2, 3.000 migrantes haitianos são atendidos, principalmente mulheres e crianças, informou o padre Marvin Ajic Arana, director da Casa del Migrante Nazareth.

Na Casa del Migrante Nazareth 1, localizada no bairro de Victoria, estão a ser cuidadas 1.400 pessoas, que são alojadas – apenas 200 -, alimentadas e abastecidas com todos os artigos de higiene pessoal, disse Ajic Arana.

Tanto neste abrigo como no bairro de Viveros, é dada prioridade às mulheres e crianças. Os seus maridos têm de ficar fora do abrigo e visitar apenas as suas famílias durante o dia, mas são alimentados.

Na Casa del Migrante Nazareth 2, há 1600 pessoas alojadas, 400 das quais recebem alimentos, vestuário, artigos de higiene pessoal e consultas médicas.

O padre garantiu que embora não sejam visíveis, muitos haitianos precisam de ajuda para atravessar esta cidade.

“Temos mais de 3.000 migrantes em abrigos. Há 10 na cidade, por isso há mais de 4.000 migrantes haitianos que não são vistos, mas estão à espera de uma resolução mais clara depois de 23 de Maio”, concluiu.

Ducasse Mackendy

Pages