fbpx

Inundações: A Câmara Municipal de Port-de-Paix apela à intervenção de emergência do governo central

CTN News


Realizou-se na terça-feira, na Câmara Municipal de Port-de-Paix, uma reunião de urgência que reuniu várias instituições, entre as quais o Gabinete dos Assuntos Sociais e do Trabalho e o Fundo de Assistência Económica Social (FAES). O objectivo da reunião era examinar as medidas urgentes a tomar na sequência das fortes chuvas que atingiram recentemente o departamento do Noroeste, e a cidade de Port-de-Paix em particular, causando a morte de pelo menos duas crianças e destruindo cerca de uma centena de casas.
Neste contexto, a vice-presidente da Câmara Municipal, Yanick Auguste Agenor, sublinhou a necessidade de o governo central prestar uma atenção especial a Port-de-Paix. Apelou ao governo para que tomasse medidas rápidas e eficazes para responder às necessidades urgentes da população afectada pelo mau tempo. A Presidente da Câmara lamentou a morte trágica de Ralph Henry no centro da cidade.


O Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara, Chavane Lhérissé, informou que tinham sido agendadas reuniões com várias instituições e actores-chave. Trata-se, nomeadamente, do delegado departamental Wisley Dordoille, da Direcção da Protecção Civil (DPC), da Coordenação Comunal da Protecção Civil (CCPC), da Brigada da DPC, da Cruz Vermelha e de membros de organizações comunitárias. O objectivo destas reuniões é discutir medidas de resposta para lidar com a situação actual e prevenir incidentes semelhantes no futuro.


Foi também agendada uma reunião com o Director das Obras Públicas, Sr. Angelot Horacius, para coordenar os esforços de reconstrução e reabilitação das infra-estruturas danificadas. Está igualmente prevista uma coordenação com o Director das Obras Públicas para a limpeza das ruas e o restabelecimento das vias de comunicação intercomunitárias, para além da reabilitação das infra-estruturas danificadas.
Trata-se de medidas obrigatórias que devem ser aplicadas rapidamente para garantir a segurança e o bem-estar da população de Port-de-Paix.

Pages