fbpx

Imigração: O juiz Drew B. Tipton, do Distrito Sul do Texas, vai decidir o destino do programa Biden na próxima quinta-feira

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller
humanitarian parole application - approved

O juiz conservador Drew B. Tipton, do Distrito Sul do Texas, vai tomar uma decisão sobre o destino do programa de liberdade condicional da administração Joe Biden esta semana.

Após vários adiamentos, a audiência está finalmente marcada para 24 de agosto, de acordo com o funcionário do tribunal, que confirmou a informação à CaribbeanTelevisionNetwork.

“Sim, este caso está agendado para quinta-feira às 9:00 a.m. em Victoria, Texas”, respondeu o gestor do caso ao juiz Drew B. Tipton no Tribunal Distrital do Sul em Corpus Christi.

Durante esta audiência, o juiz federal pronunciar-se-á sobre a legalidade da nova política de migração da administração americana, vulgarmente conhecida como o programa Biden.

Drew B. Tipton, nomeado pelo antigo Presidente Donald Trump, é conhecido pela sua posição anti-imigração.

Já proferiu várias decisões desfavoráveis aos imigrantes ilegais nos Estados Unidos.

É o juiz de eleição dos governadores dos Estados Vermelhos, que escolhem frequentemente o seu distrito para contrariar as políticas migratórias da administração democrata.

No entanto, a administração Biden está confiante de que o programa de liberdade condicional humanitária irá perdurar.

Estão já em curso os preparativos para um recurso no caso de uma decisão desfavorável do juiz conservador.

Lançado no início do ano, o programa de liberdade condicional humanitária já permitiu que vários milhares de cidadãos do Haiti, Cuba, Nicarágua, Venezuela e, mais recentemente, da Ucrânia, fossem admitidos nos Estados Unidos por um período de dois anos.

O programa é considerado como tendo reduzido significativamente o número de pessoas que tentam atravessar ilegalmente a fronteira sul dos Estados Unidos.

Várias organizações de defesa dos direitos dos imigrantes também manifestaram o seu apoio ao programa Biden, que permitiu que milhares de pessoas que fugiam da violência nos seus países de origem encontrassem refúgio nos Estados Unidos.