As autoridades sanitárias ainda não conseguiram determinar a presença da nova variante do Coronavírus no Haiti na epidemia de febre e gripe que se instala no país há várias semanas.
O Ministro da Saúde Pública e da População (MSPP), Alex Larsen, encontrou-se com a imprensa na quinta-feira, na presença de executivos incluindo a DG desta entidade, Lauré Adrien, em torno do assunto.
A oportunidade para o Dr. Larsen indicar que não é apropriado tratar esta questão com pressa, protestando contra a informação que circula nas redes sociais que relatam a presença da nova variante Omicron no país.
“Somos especialistas em quem a população pode confiar”, tranquilizou o Director-Geral do MSPP.
Para a DG da instituição, Lauré Andrien, as pessoas estão geralmente doentes durante esta estação. No entanto, disse ele, é muito mais provável que contraiam a gripe durante este período.
Por outro lado, Lauré Adrien afirmou que os funcionários do Laboratório Nacional realizaram testes para detectar a presença ou não da nova variante do coronavírus no território nacional.
Os resultados serão aguardados, disse o Director-Geral do MSPP acrescentando que estes testes serão realizados em laboratórios estrangeiros.
Entretanto, Lauré Andrien instou os membros da população a respeitarem os gestos de barreira, incluindo a lavagem regular das mãos com sabão, a utilização de produtos hidroalcoólicos e o uso de máscaras, para se protegerem da nova variante do coronavírus, o omicron.