Enquanto o Secretário de Estado americano Antony Blinken se encontra actualmente no Canadá para se encontrar com o Primeiro-Ministro Justin Trudeau sobre a crise haitiana, a Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá Melanie Joly anunciou na quinta-feira que o Canadá tem em curso uma missão de avaliação no Haiti.
Isto é pelo menos o que a Zoomhaitinews aprendeu com um comunicado de imprensa do governo canadiano, uma cópia do qual nos foi enviada.
Segundo a declaração, “a comunidade internacional tem um papel importante a desempenhar na resposta às crises humanitárias e de segurança no Haiti, e o Canadá acredita firmemente em ajudar os haitianos a encontrar uma solução duradoura.
Uma delegação do Governo do Canadá está a consultar os parceiros regionais, as Nações Unidas, a Comunidade das Caraíbas (CARICOM) e outros parceiros.
A delegação encontra-se actualmente no Haiti para consultar os interessados a fim de explorar formas de ajudar o povo haitiano a resolver as crises humanitárias e de segurança, bem como para determinar como o Canadá pode contribuir para a resposta internacional”, afirma a declaração.
No contexto desta crise multidimensional, “os esforços do Canadá concentrar-se-ão no apoio a soluções lideradas pelo Haiti para restaurar o acesso a bens e serviços essenciais, e basear-se-ão no nosso compromisso de longa data.
Pela sua parte, a Ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana Mélanie Joly, que também se deverá encontrar com o chefe da diplomacia norte-americana Antony Blinken no âmbito da sua viagem ao Canadá, afirmou que “o Canadá e a comunidade internacional estão preocupados com a violência no Haiti, particularmente a perpetrada contra mulheres e raparigas. O Canadá não ficará parado enquanto os bandos e os seus apoiantes aterrorizarem os cidadãos do Haiti, e continuaremos a apoiar os haitianos cumpridores da lei para pôr fim à crise no seu país.
O Canadá anunciou sanções contra bandos no Haiti e os seus apoiantes na semana passada. O governo canadiano está actualmente a finalizar uma lista contendo os nomes de alguns gangsters notórios no Haiti e daqueles que os financiam.
O Canadá também pretende apoiar os esforços da ONU para enviar uma missão de paz ao Haiti, disse o Ministro do Desenvolvimento Económico canadiano Harjit Sajjan à ZOOMHAITINEWS e à CARIBBEANTELEVISIONNETWORK, numa entrevista exclusiva.