fbpx

Haiti-Crise: Canadá castiga novamente deputados haitianos

CTN News

Os senadores Rony Célestin, Hervé Fourcand e o ex-deputy Garry Bodeau vão viver um dos piores fins de semana das suas vidas, neste 19 de Novembro de 2022. O Ministério dos Negócios Estrangeiros canadiano acaba de anunciar num comunicado de imprensa que este último, que descreve como membros da elite política haitiana, foi sancionado por ter prestado “apoio financeiro e operacional ilícito a bandos armados”. E não só isso.

Segundo o comunicado de imprensa, existem razões para justificar estas novas medidas por parte do Canadá, tendo em conta que estes homens fortes da 50ª legislatura “utilizam o seu estatuto de antigos ou actuais titulares de cargos públicos para proteger e permitir as actividades ilegais de bandos criminosos armados, particularmente através do branqueamento de capitais e outros actos de corrupção”.

Isto confirma as suspeitas de corrupção e envolvimento com gangs de muitos deputados haitianos que, para chegar ao poder e mesmo depois, se tornam cúmplices de gangs.

Embora seja verdade que estas sanções surgem num momento específico da crise sócio-política e de segurança do país, o facto é que, segundo o governo canadiano, estão a ser adoptadas ao abrigo dos Regulamentos das Medidas Económicas Especiais (Haiti), em resposta à conduta inaceitável dos membros da elite política haitiana que alimentam os bandos armados.

Todos os bens que Rony Célestin, Hervé Fourcand e Garry Bodeau possam deter no Canadá, bem como Youri Latortue e Joseph Lambert, serão congelados, diz a declaração, sem mencionar que estão proibidos de entrar no Canadá.

Os bandos aterrorizam, impondo atrocidades indescritíveis à população e gozam de total impunidade, reconhece a chancelaria canadiana. Isto levou a Ministra dos Negócios Estrangeiros Mélanie Joly a declarar que “o Canadá continua a exercer pressão sobre os bandos armados e os seus apoiantes para ajudar o povo haitiano a sair desta crise e restaurar a paz e a segurança no seu país. Iremos considerar novas sanções contra indivíduos e entidades no Haiti, bem como outras medidas para pôr fim à violência em curso”, disse ela.

Segundo o governo canadiano, a lista inclui os parlamentares Youri Latortue, Joseph Lambert e agora Rony Célestin, Hervé Fourcand e Garry Bodeau, que se encontram entre os responsáveis pela violência e insegurança contínuas no Haiti.

Ao impor sanções, o Canadá pretende acabar com “o fluxo de capitais e armas ilícitas e enfraquecer e incapacitar os bandos criminosos no Haiti”.

O Governo do Canadá irá considerar novas sanções contra outros indivíduos e entidades, bem como outras medidas, para pressionar os responsáveis pela continuação da violência e insegurança no Haiti, conclui o comunicado de imprensa.

Entretanto, pode valer a pena explorar a razão pela qual o Canadá está a divulgar os nomes de indivíduos sancionados de forma fragmentada.

you're currently offline