fbpx

Haiti-Comemoração: 12 de Janeiro declarado um dia de comemoração e reflexão

CTN News

O governo declarou o dia 12 de Janeiro como dia de comemoração e reflexão em honra das vítimas do terramoto mortal de 2010.
A bandeira nacional será hasteada a meio mastro em todos os edifícios públicos e discotecas e outros locais apropriados permanecerão fechados.
As estações de rádio e televisão são encorajadas a tocar música para a ocasião.

O rescaldo do terramoto de 2010 ainda é visível.
Vários edifícios danificados ou destruídos não foram reconstruídos ou reparados até à data, particularmente na capital. As pessoas ainda vivem em abrigos temporários e os familiares ainda estão a recuperar da perda dos seus entes queridos, enquanto algumas pessoas estão a viver com deficiências causadas pelo terramoto.

O pior é que não foram tomadas medidas reais para evitar uma repetição do cenário macabro de 2010. O respeito das normas anti-sísmicas na construção de edifícios públicos e privados continua geralmente a ser uma ilusão.
A perda de vidas humanas e os consideráveis danos materiais causados pelo terramoto de 14 de Agosto no Grand Sud são disso testemunho.
Até à data, as famílias estão à espera de serem realojadas e ainda esperam obter o apoio prometido pelo governo, que é apanhado por uma crise multidimensional exacerbada pelos recentes desenvolvimentos na investigação do assassinato de Jovenel Moïse.