fbpx

Governo dominicano suspende temporariamente as exportações de farinha para o Haiti

CTN News

O governo dominicano está a proibir todas as exportações de farinha para o Haiti. Num artigo publicado pelo jornal dominicano Diario Libre e transmitido pela RFM, o governo dominicano explica que tomou esta decisão para garantir a soberania alimentar dos dominicanos, para evitar a escassez, a desestabilização do preço da farinha e a sua deriva no mercado.

Esta decisão poderia ter consequências para o preço e disponibilidade da farinha no país. A República Dominicana é um dos maiores exportadores de bens de primeira necessidade para o Haiti. Esta decisão tomada pelo governo dominicano para garantir a soberania alimentar do povo dominicano evita uma possível escassez e garante a estabilidade do preço, tranquilizando assim o país vizinho que se encontra actualmente à beira de uma crise alimentar.

O Haiti, que não tem capacidade para produzir e depende essencialmente das importações para alimentar a sua população, deve recorrer o mais rapidamente possível a outros países amigos para remediar este problema. Desde a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o preço da farinha tem aumentado exponencialmente no mercado haitiano. Isto levou a um aumento no preço dos produtos à base de farinha.

you're currently offline