O Departamento de Segurança Interna dos EUA anunciou esta manhã a extensão do Estatuto de Protecção Temporária para o Haiti e vários outros países.
Numa breve mensagem publicada no seu website, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA declararam que: “Consistente com a prática do DHS durante os últimos quatro anos para cumprir a injunção preliminar em Ramos, No. 18-cv-01554 (N.D. Cal. Oct. 3, 2018) e ordens judiciais em casos relacionados, o DHS está a emitir um FRN anunciando que os beneficiários sob as designações TPS para El Salvador, Nicarágua, Honduras, e Nepal, bem como a designação 2011 do Haiti e a designação 2013 do Sudão, manterão o seu TPS e que os seus documentos relacionados com o TPS, incluindo os documentos de autorização de emprego, continuarão até 30 de Junho de 2024”.
A decisão será publicada no Registo Federal dos EUA a 16 de Novembro. “Durante o período de designação do TPS, os beneficiários do TPS têm o direito de permanecer nos Estados Unidos, não podem ser deportados, e estão autorizados a trabalhar enquanto estiverem vivos. Durante o período de designação TPS, os beneficiários TPS têm o direito de permanecer nos Estados Unidos, não podem ser deportados, e são autorizados a trabalhar enquanto continuarem a ser beneficiários TPS. Podem solicitar e receber EADs como prova da sua autorização de trabalho”, de acordo com um documento não oficial copiado para o ZoomHaitiNews pelo advogado de imigração Frandley Denis Julien. Os beneficiários não necessitarão de apresentar um novo pedido. A data de validade da sua carteira de emprego é automaticamente prorrogada até 30 de Junho de 2024 “desde que tenham sido devidamente registados no TPS durante o período de registo mais recente anunciado pelo DHS”.
Para os imigrantes haitianos elegíveis para o TPS a partir de 3 de Agosto de 2021 que ainda não tenham apresentado uma candidatura, têm até 3 de Fevereiro de 2023 para submeter o seu processo. “Embora não seja necessário pagar uma taxa ou apresentar um pedido para beneficiar desta prorrogação, para obter o TPS sob as novas designações Haiti ou Sudão, os indivíduos elegíveis devem apresentar um pedido antes do encerramento do período de registo a 3 de Fevereiro de 2023 para a nova designação Haiti e a 19 de Outubro de 2023 para a nova designação Sudão”, explicou o Departamento do Interior no projecto de documento a ser oficializado a 16 de Novembro.
No documento, o DHS salientou que: “Qualquer beneficiário elegível que não tenha actualmente um pedido [de cartão de emprego] pendente sob as designações TPS para El Salvador, Haiti, Nicarágua, Sudão, Honduras, ou Nepal pode apresentar o formulário I-765 com a taxa apropriada ou um pedido de dispensa de taxa para obter um novo EAD com uma data de validade impressa de 30 de Junho de 2024. No entanto, os candidatos sob as novas designações TPS Haiti 2021 e Sudan 2022 podem também apresentar o formulário I-821 para TPS e, se elegíveis, receber um DAE com uma data de validade impressa que corresponda a estas novas designações”.
Esta prorrogação é um alívio para os beneficiários cujos cartões de trabalho deveriam expirar a 3 de Fevereiro. No entanto, fica muito aquém das expectativas de alguns activistas dos direitos dos imigrantes e de funcionários dos EUA. Numa entrevista com ZoomHaitiNews e CaribbeanTelevisionNetwork a 4 de Novembro, o senador Edward J. Markey defendeu a extensão e a redefinição do estatuto de protecção temporária para o Haiti.
Em Maio de 2021, a administração Biden decidiu alargar a TPS aos haitianos. Reconsideraria esta decisão, re-designando o Haiti para o Estatuto de Protecção Temporária. Isto permitiu que os imigrantes nos EUA até 3 de Agosto de 2021 fossem elegíveis para o TPS.