fbpx

Eleições especiais na Geórgia: o Senador Raphael Warnock foi reeleito

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

O candidato democrata Raphael Warnock venceu as eleições estaduais na Geórgia na terça-feira.

Derrotou a antiga super estrela do futebol americano Herschel Walker, que recebeu 49,1% dos votos para os 50,8% de Warnock, de acordo com a projecção da CNN de 99% dos votos.

O pastor afro-americano foi eleito em 2020 ao derrotar o candidato Kelly Loeffler que foi escolhido pelo governador republicano Brian Kemp para substituir o senador Johnny Isakson que foi forçado a demitir-se devido a problemas de saúde.

Com esta vitória, o líder da igreja poderá completar o seu primeiro mandato completo de seis anos. É o primeiro afro-americano a representar o estado conservador da Geórgia, que tem uma longa história de discriminação contra os negros e outros grupos minoritários.

Com apenas 53 anos de idade, o Dr. Raphael Warnock é visto dentro do Partido Democrático como um sério candidato à Casa Branca se Joe Biden decidir não se candidatar a um segundo mandato em 2024.

Desafiando o princípio do seu mentor político Donald Trump de ser um perdedor, Herschel Walker aceitou a sua derrota e felicitou o seu oponente. Ele promete continuar a “lutar pelo povo da Geórgia”.

É também a promessa do Dr. Warnock de continuar a trabalhar para e com os georgianos. Reconheceu, no entanto, que a sua tarefa não será fácil. O pregador também agradeceu aos eleitores por depositarem nele a sua confiança.

Raphael Warnock não perdeu a oportunidade de prestar homenagem aos seus pais. “Eu não estaria aqui hoje se não fossem os meus pais” que fizeram enormes sacrifícios para lhe proporcionar uma educação de acordo com os seus valores e princípios.