fbpx

Eleições a médio prazo nos Estados Unidos: 48 horas depois, o controlo do Congresso ainda é incerto

CTN News

A “onda vermelha” prevista pelos “peritos” a favor dos republicanos não vai acontecer.  Os Democratas desafiaram as sondagens, limitando os danos que os republicanos esperavam. Contudo, mais de 48 horas após as eleições intercalares, o controlo do Congresso é ainda incerto.

Até esta tarde, a festa de Donald Trump tinha ganho 209 lugares contra 192 para o clã de Joe Biden. Os republicanos precisam de mais 9 lugares para assumir o controlo, enquanto os democratas precisam de 26. Um exercício matematicamente possível, mas extremamente difícil considerando que os candidatos democratas estão a liderar em apenas 20 dos 30 distritos restantes.

Embora os democratas estejam menos seguros sobre a Câmara dos Representantes, ainda têm um vislumbre de esperança para o Senado. Até esta tarde (11 de Novembro de 2022), os conservadores estavam a 49 lugares contra 48 para os liberais. Contudo, este último ganhou um lugar republicano no estado da Pensilvânia onde John Fetterman derrotou Mehmet Oz para tomar o lugar do senador republicano Pat Toomey que decidiu reformar-se.

No Nevada, a Senadora Catherine Cortez Masto parece cada vez mais incerta quanto à sua reeleição. Ficou atrás do Republicano Adam Laxalt, com mais de 80% dos votos contados.

No estado de Geogia, apesar de ter chegado primeiro, o senador democrata Raphael Warnock irá a um run-off com o ex-jogador de futebol Herschel Walker no dia 6 de Dezembro.

Se os Democratas não ganharem os dois lugares no Nevada e no Arizona, dependerão do Estado da Geórgia para manter o controlo do Senado, desde que ganhem pelo menos um lugar num dos estados acima mencionados.