fbpx

Covid-19: Mais de 20 casos de uma sub-variante descoberta em Israel

CTN News

O Covid-19 e as suas múltiplas variantes estão a causar uma agitação em todo o mundo.

Mais de 20 casos da nova variante derivada de Omicron chamada BA2 foram relatados em Israel.

De acordo com as autoridades sanitárias israelitas, esta sub-variante tem a particularidade de ser ainda mais contagiosa que a Omicron.

Identificado pela primeira vez na China há algumas semanas, o BA2 já conquistou outros países, incluindo Singapura, Canadá, Austrália e Dinamarca.

A investigação continua em laboratórios em todo o mundo para melhor compreender as mutações Covid e para adaptar as várias vacinas já concebidas para combater a pandemia.

O Ministério da Saúde israelita recomenda uma quarta dose para as pessoas em risco, apesar de um calendário completo que atinge quase 70% da população.
De facto, o país é o primeiro a receber um carregamento de soro Pfizer em Dezembro de 2021. A vigilância e as acções urgentes do governo não impediram que 48.000 casos fossem comunicados diariamente em Israel, com quase 250.000 casos activos no país. De acordo com oficiais de saúde, 306 pacientes foram hospitalizados, 86 estão em estado crítico e 12 estão em ventilação. Deve notar-se que 4,3 milhões de israelitas receberam uma terceira dose da vacina e uma quarta dose foi administrada a quase meio milhão.
“Os cuidados não essenciais serão suspensos devido ao aumento do número de casos entre os profissionais de saúde”, disse Salman Zarka, um dos responsáveis pela resposta à pandemia, a 14 de Janeiro.