Uma das mais bem-sucedidas ações de revitalização de áreas históricas em execução na atualidade, no Brasil, o Programa Adote um Casarão já cedeu 14 imóveis do Estado para empresas e organizações da sociedade civil montarem suas atividades e investirem no Centro Histórico de São Luís de forma segura, integrada e criativa, adotando, por meio de editais, casarões públicos desocupados ou subutilizados. Três dessas obras foram concluídas, gerando empregos e atraindo clientes para a área central da capital maranhense e 11 serão finalizadas até o fim do deste ano.
As inciativas bem-sucedidas, viabilizadas por meio do Adote um Casarão, são variadas e demonstram que a ideia veio para ficar e gerar frutos. No momento, com as 3 inaugurações, estão sendo gerados empregos diretos, mais pessoas circulando no Centro Histórico e novas oportunidades de negócios.
O governador Flávio Dino contabiliza investimentos de R$ 150 milhões, do Governo do Estado, em 60 obras no Centro Histórico de São Luís, nos últimos anos, e mais R$ 25 milhões do setor privado, aplicados em parceria com o poder público estadual. O secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, detalha que boa parte desse investimento privado foi aplicado por meio do Programa Adote um Casarão e via compensação de benefícios fiscais. “O Adote um Casarão é uma ideia que deu certo, já apresenta resultados altamente positivos e tem um campo aberto de continuidade daqui para frente”, afirma Jerry.
Casarões funcionando
Entre as 3 obras concluídas por meio do Adote um Casarão, a realizada pelo grupo cultural Mandingueiros do Amanhã reformou um prédio onde oferece atividades educativas e culturais para crianças e adolescentes, na Rua da Estrela, 163, na Praia Grande.
Na mesma Rua da Estrela, a TVN montou suas atividades, com um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e outros setores dessa empresa de telecomunicações, com investimentos de…