fbpx

A missão diplomática do Canadá multiplica as reuniões com actores haitianos

CTN News


Chegando ao país na quarta-feira, 7 de Dezembro, a missão diplomática canadiana está a trabalhar arduamente no país. Esta quinta-feira, a equipa liderada pelo embaixador canadiano nas Nações Unidas Bob Rae encontrou-se com o Primeiro-Ministro, Dr. Ariel Henry, sobre “como enfrentar todos os desafios que o Haiti enfrenta”, de acordo com o que foi relatado pela embaixada canadiana na sua conta do Twitter.

Esta reunião teve lugar na presença do embaixador canadiano no Haiti Sebastien Carriere, o director-geral da América Central e das Caraíbas Sylvie Bedard.

Numa segunda fase, a delegação canadiana encontrou-se com membros do Conselho de Monitorização do Acordo de Montana e com o Presidente eleito do Acordo, Fritz Jean, e com o Primeiro-Ministro eleito, o antigo Senador Steeven Irvenson Benoit.

Durante esta reunião foi discutida a melhor forma de chegar a um consenso político, de acordo com a embaixada canadiana.

A delegação teve também um “excelente encontro com o professor universitário e antigo candidato presidencial Jacky Lumarque sobre formas de ultrapassar o actual impasse político, ouvindo uma grande variedade de perspectivas e vozes em todo o Haiti”, relata o embaixador canadiano no Haiti, Sébastien Carrière.

De acordo com um comunicado de imprensa da Ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly, “esta missão irá complementar as reuniões e discussões virtuais que decorrem em paralelo.

Liderada pelo embaixador canadiano na ONU Bob Rae, visa também promover uma maior unidade entre os principais interessados no apoio a um caminho e processo político para eleições democráticas.
Espera-se que os membros da missão “consultem altas figuras políticas, membros da sociedade civil, as Nações Unidas e outros actores-chave sobre opções de apoio aos esforços liderados pelo Haiti para enfrentar as crises humanitárias e de segurança, e sobre o papel que o Canadá poderia desempenhar na resposta internacional”, diz a declaração, salientando o papel da comunidade internacional na resposta às crises humanitárias e de segurança no Haiti.

A Ministra dos Negócios Estrangeiros Mélanie Joly disse que os esforços do seu país para continuar a apoiar soluções lideradas pelo Haiti para restaurar o acesso a bens e serviços essenciais, irão basear-se no compromisso há muito assumido pelo Canadá.

O Canadá continua a desempenhar um papel de liderança no apoio ao povo haitiano para sair desta crise e restaurar a paz e a segurança no seu país. Esta missão é outro exemplo do apoio do Canadá às soluções lideradas pelo Haiti para a violência no país”, disse Joly.