88 imigrantes haitianos foram enviados de volta ao Haiti no domingo 10 de Abril pelo governo dos EUA. Estes compatriotas foram interceptados em alto mar 47 quilómetros a norte de Sagua la Grande na passada terça-feira pela Guarda Costeira dos EUA.
Os migrantes estavam a bordo de um veleiro improvisado vindo do departamento do Noroeste. Entre os 88 haitianos indocumentados encontravam-se 19 crianças, disse a embaixada dos EUA no Haiti numa mensagem na sua conta do Twitter.
Os viajantes foram entregues às autoridades haitianas em Cap-Haitien no domingo, um repórter do ZoomHaitiNews no departamento do Norte observou.
Cansados da miséria e insegurança que grassa no seu país, cada vez mais haitianos tentam deixar o país em busca de uma vida melhor noutro lugar, especialmente nos Estados Unidos. Mas eles são constantemente interceptados e recusados pelas autoridades americanas. Desde Agosto de 2021, uma média de 200 imigrantes haitianos foram deportados para o Haiti pela administração de Joe Biden, que está a exortar os haitianos a não arriscarem as suas vidas no alto mar.