fbpx

Zelle, uma plataforma de fraude e fraude bancária, revela um relatório da senadora americana Elizabeth Warren (D-Mass).

CTN News

 

Num comunicado de imprensa do Gabinete da Senadora americana Elizabeth Warren (D-Mass.), cuja cópia chegou a ZoomHaitiNews na quinta-feira, 27 de Outubro de 2022, a congressista informa que enviou uma carta ao U.S. Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) resumindo as conclusões da sua investigação conduzida na plataforma <<Peer-to-Peer Zelle>> pertencente aos Bancos, e revelando numerosos casos de fraude e burlas que foram listados.

No referido documento, a Senadora Warren afirma que encontra elevadas taxas de fraude e fraudes na plataforma peer-to-peer Zelle. E o que é mais surpreendente é que não só a actividade fraudulenta cresce na plataforma, como os bancos não estão a reembolsar a grande maioria dos consumidores defraudados, quebrando assim as suas promessas aos seus clientes e violando potencialmente a lei federal. Como resultado, várias instituições bancárias estão agora sujeitas a acções judiciais.

“A minha investigação, que se baseia em informações não públicas obtidas dos bancos que possuem e operam a plataforma, mostra que Zelle está a tornar-se cada vez mais um instrumento para os maus agentes utilizarem a plataforma para defraudar os consumidores, enquanto os grandes bancos que possuem Zelle pouco fazem para os impedir ou para recorrer aos seus consumidores”, lê-se na declaração.

Também importante para o relatório, a Senadora Warren conclui que descobriu novos dados revelando que estes bancos não estão a reembolsar clientes que contestam pagamentos “não autorizados” da Zelle, uma potencial violação da lei federal e das regras da CFPB. Além disso, os bancos não estão a reembolsar a grande maioria dos casos em que os clientes tenham sido defraudados para efectuar pagamentos em Zelle.

O documento também menciona as obrigações das instituições no desenvolvimento de plataformas de transacção (pagamento). O CFPB tem autoridade regulamentar sobre plataformas peer-to-peer como a Zelle, e está alegadamente a considerar a emissão de orientações que clarifiquem o âmbito do “Regulamento E”. A agência deve agir no sentido de clarificar e reforçar o Regulamento E, e para incluir a fraude no âmbito da resolução de erros regulamentares, a declaração continuou.

O Senador Warren acrescentou: “Uma vez que a CFPB considera acções nesta matéria, os resultados da minha investigação revelam que a agência deve reforçar a protecção dos consumidores em plataformas peer-to-peer como a Zelle. “O volume crescente de fraudes e esquemas – combinado com a incapacidade dos bancos em compensar os consumidores em mais de 90% dos esquemas autorizados e quase 50% dos esquemas não autorizados – constitui uma violação das responsabilidades dos bancos para com os seus consumidores e não é coerente com os objectivos do Regulamento E.”.
Isto sugere que várias instituições bancárias nos EUA e noutros locais não estão, por conseguinte, isentas de acção judicial.

Vale a pena notar que nos últimos seis meses, os senadores Warren, Bob Menendez (D-N.J.) e Jack Reed (D-R.I.) enviaram cartas de supervisão solicitando informações sobre transacções fraudulentas em Zelle. Em Abril de 2022, o Senador Warren enviou uma carta aos Early Warning Services solicitando à empresa a divulgação do número de relatórios de fraude que tinha recebido dos utilizadores desde o início de 2018. Os Early Warning Services forneceram poucos dados sobre o volume de transacções fraudulentas que ocorreram em Zelle. Em Julho de 2022, os senadores Warren, Menendez e Reed enviaram posteriormente cartas a cada um dos bancos que são proprietários da empresa-mãe da Zelle solicitando informações sobre os esquemas e fraudes da Zelle que os seus clientes lhes relataram. Com excepção do Truist, os bancos afectados que testemunharam forneceram pouca ou nenhuma informação solicitada pelos legisladores, até que os senadores Warren e Menendez voltaram a pressionar os directores executivos dos bancos para tal informação na audiência de Setembro sobre banca, habitação e assuntos urbanos em Uncle Sam.

Isto é susceptível de causar agitação entre os consumidores, uma vez que estes esperam que o Congresso dos EUA decida sobre este caso, o que lança dúvidas sobre a fiabilidade da plataforma Zelle, que gera mais de um milhão de utilizadores em todo o mundo.

Pages