fbpx

Transporte público em Boston, Massachusetts: Usuários da Linha Vermelha Ashmont e da Linha Mattapan precisarão ajustar seus planos de viagem nas próximas duas semanas

Emmanuel Paul
Emmanuel Paul - Journalist/ Storyteller

Os residentes da cidade de Boston, no estado de Massachusetts, terão que adaptar seus horários e rotas de viagem durante as duas últimas semanas de outubro. A Autoridade de Transporte da Baía de Massachusetts (MBTA), a empresa responsável pelo transporte público em Massachusetts, anunciou o fechamento da linha férrea do ramal Ashmont e da linha Mattapan. De acordo com um comunicado oficial da MBTA, esse fechamento estará em vigor de 15 a 29 de outubro.

Durante esse período, essas duas linhas ferroviárias serão temporariamente substituídas por ônibus. O ônibus número 18, que cobre a rota de Andrew a Ashmont, estará disponível gratuitamente para todos os usuários de transporte público, conforme indicado pela MBTA. Essa mudança afetará principalmente a comunidade haitiana, que representa a terceira maior comunidade de imigrantes no estado de Massachusetts.

O bairro de Mattapan, predominantemente habitado por haitianos, será particularmente afetado por essa decisão, pois o bonde se conecta com a linha vermelha, com sua última parada em Ashmont.

Durante os 16 dias de fechamento, a MBTA oferecerá um serviço de ônibus gratuito e acessível para os usuários do ramal Ashmont e da linha Mattapan. Além disso, a linha ferroviária suburbana Fairmount e a linha de ônibus 18 também serão gratuitas durante esse período. A linha 18 atende as estações Andrew, Savin Hill, Fields Corner, Shawmut e Ashmont. Como observa o Gerente Geral da MBTA, essa decisão permitirá que eles se atualizem com as obras de reparo há muito atrasadas.

“A segurança do sistema da MBTA é de extrema importância, e esse fechamento de 16 dias nos permitirá lidar com muitas das piores restrições de velocidade na linha vermelha muito mais rapidamente do que poderíamos ter feito com trabalho apenas à noite e nos fins de semana”, disse Phillip Eng, Gerente Geral e CEO da MBTA. Ele acrescentou: “Entendemos que as mudanças no serviço podem ser desafiadoras e quero agradecer ao público por sua paciência enquanto realizamos essas obras críticas e direcionadas entre as estações JFK/UMass e Ashmont, bem como na linha Mattapan.”

Essa decisão vem após uma diretriz do governo federal instar a MBTA a realizar obras de reparo o mais rápido possível, em resposta a vários incidentes recentes.

De acordo com a MBTA, “os trilhos entre as estações JFK/UMass e Ashmont, bem como na linha Mattapan, estão entre os mais antigos do sistema e precisam ser substituídos. Essa divergência permitirá que as equipes substituam os trilhos, dormentes e lastro para melhorar a confiabilidade e reduzir as necessidades de manutenção.”

Durante esses 16 dias, engenheiros da maior empresa de transporte público de Massachusetts enfrentarão um desafio colossal, trabalhando 24 horas por dia para concluir o trabalho que normalmente levaria seis meses.

Apesar das preocupações recentes com a segurança dos trens da MBTA, o Gerente Geral assegura que tudo ocorrerá sem problemas.

“A MBTA pode acelerar essas obras importantes trabalhando 24 horas por dia durante 16 dias com acesso irrestrito, o que teria levado seis meses se as equipes tivessem trabalhado apenas à noite e nos fins de semana. Após esse trabalho, todas as restrições de velocidade serão suspensas nesta área, melhorando os tempos de viagem para os usuários do Ramal Ashmont e da Linha Mattapan”, prometeu o número um da Autoridade de Transporte da Baía de Massachusetts.