fbpx

Telecomunicação: Elon Musk’s SpaceX autorizado a operar no Haiti

CTN News

A empresa SpaceX do controverso bilionário Elon Musk está autorizada a operar no Haiti.

Um certificado de aprovação foi concedido à empresa SpaceX pelo conselho nacional de telecomunicações (CONATEL). O SpaceX deverá fornecer acesso à Internet de alta velocidade via satélite nos dez departamentos geográficos do país através de Starlink e Swarm, de acordo com a conta do Twitter da Radio Référence FM no sábado.

SpaceX tinha adquirido o provedor de conectividade Internet das Coisas (IoT) Swarm em 2020. Isto permitiu à empresa fundada por Elon Musk aumentar significativamente a sua capacidade operacional.

Em Julho último, a CONATEL revelou que o bilionário Elon Musk tinha solicitado uma licença de exploração no Haiti.

O acesso à Internet de alta velocidade continua a ser um luxo para a grande maioria da população haitiana. O mercado das telecomunicações é controlado por apenas dois fornecedores (Digicel e Natcom) que oferecem um serviço extremamente limitado a preços exorbitantes.

Deve também reconhecer-se que ambas as empresas enfrentam enormes dificuldades na energia e manutenção dos seus locais de operação devido ao facto de uma grande parte do território haitiano ser controlado por bandos armados.