fbpx

Ronel Paul, colaborador do Zoom Haiti News, ganha o Prix Philippe-Chaffanjon 2023

CTN News


Ronel Paul ganhou o “Prix du reportage haïtien” pelo seu documentário intitulado “Haïti: Le calvaire des mères célibataires”. O prémio foi entregue na sexta-feira, 16 de junho de 2023, pelo presidente do júri, Pierre Haski, presidente dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF) e colunista geopolítico da France Inter, e por Dany Laferrière, presidente honorário do Prémio Philippe Chaffanjon.
O prémio de reportagem francesa foi atribuído a Clément Di Roma e Carol Valade, da editora Arte, autores de Centrafrique: le soft power russe.

O Prémio Philippe Chaffanjon, criado em homenagem ao antigo jornalista da RTL e da Radio France, recompensa um jornalista empenhado como Ronel Paul, que se desloca aos cantos mais remotos do Haiti para dar visibilidade às camadas mais desfavorecidas da população.
Desde o momento em que se juntou ao Zoom Haiti News, Ronel Paul tem sido um jornalista socialmente responsável, aplicando valores universais às suas reportagens. A sua escolha de se concentrar na vida quotidiana das famílias monoparentais e das mães solteiras no Haiti está em consonância com o seu desejo de contribuir para a mudança social.
O seu empenho nestas nobres causas levou-a a percorrer milhares de quilómetros. Não tinha medo de obstáculos. Nem de intimidações…

No final de 2023, depois de a sua reportagem “Haïti: Le calvaire des mères célibataires” (“Haiti: O calvário das mães solteiras”) ter sido transmitida nas nossas redes, Ronel Paul recebeu ameaças graves. A reportagem despertou a curiosidade de muitos e sensibilizou para esta categoria de mulheres, que trabalham nas pedreiras de areia. As audiências explodiram. A violência contra Ronel Paul intensificou-se. As pessoas acusaram-no de denegrir a imagem do país, de trabalhar para estrangeiros e ameaçaram bater-lhe. Posteriormente, recebeu inúmeras mensagens intimidatórias e chamadas telefónicas suspeitas para o seu telemóvel.
A sua vida foi posta em perigo por ter lançado luz sobre as (corajosas) mulheres que assumem a responsabilidade exclusiva pelos seus filhos, dedicando-se a actividades árduas de que ninguém se atreve a falar.

Ronel Paul está em grande forma. A sua reportagem de 2021, intitulada “A urbanização anárquica e as suas consequências para a produção de arroz na planície de Gonaives”, valeu-lhe um prémio no concurso nacional de reportagens sobre economia e finanças no Haiti, organizado pela Associação Haitiana de Jornalistas Económicos para o Desenvolvimento Sustentável (AHJEDD).
Por “Cohabiter à tout prix avec des déchards sauvages. Quais são as consequências? ganhou o Prémio Jovem Jornalista no Haiti, organizado pela Organização Internacional da Francofonia (OIF).
Para não falar dos seus numerosos temas sociais abordados nas edições noticiosas do Zoom Haiti News e difundidos nas nossas redes sociais.
Também correspondente da Radio France Internationale e jornalista da Radio Référence em Gonaives, Ronel Paul é a personificação perfeita do “jornalista cidadão” defendido pelos teóricos da responsabilidade social da imprensa, incluindo o Professor Vario Sérant e o autor Theodore Peterson.

Aqui está o link do youtube para a reportagem feita por Ronel Paul, com a participação de John Becker Jean e Onelson Paulemice: https://www.youtube.com/watch?v=3JbcDZCYMss