A Comissão das Caraíbas do Congresso Americano reuniu-se com membros da Comissão para a procura de uma solução haitiana para a crise.
Entre os parlamentares que participaram na reunião encontravam-se a Representante Yvette D. Clarke do nono distrito de Nova Iorque, Maxime Waters do 43º distrito da Califórnia e Stacey Plaskett das Ilhas Virgens Americanas. Lesly Voltaire, Monique Clesca, Magalie Comeau Denis, e Jacques Ted St Dic Dic representaram a Comissão Haitiana na sessão de trabalho.
As discussões centraram-se nos esforços da comissão para encontrar uma solução para os muitos problemas que o Haiti enfrenta.
Durante este encontro virtual realizado a 16 de Dezembro de 2021, os representantes do SSHRC tinham aproveitado a oportunidade para dar detalhes sobre os seus passos e a metodologia de trabalho da comissão, de acordo com um comunicado de imprensa enviado ao ZoomHaitiNews pelo caucus caribenho do Congresso Americano.
Os membros da Câmara dos Representantes Americana que participaram nesta reunião saudaram a determinação da comissão em facilitar uma solução para a crise haitiana que já durou demasiado tempo. “Fomos inspirados pela sua coragem e admiramos o seu empenho no diálogo e no consenso. Apreciamos os seus esforços para se encontrarem com haitianos que representam vários sectores da sociedade e ouvir as suas preocupações”, escreveram os parlamentares norte-americanos.
Apesar dos obstáculos, os membros da comissão de crise estão a trabalhar arduamente para facilitar a implementação do acordo de Montana. Além disso, procederam à instalação do Conselho Nacional de Transição a 12 de Dezembro de 2021.
Esta estrutura de 44 membros tem a tarefa de escolher um Presidente da República e um Primeiro-Ministro para liderar a transição de ruptura tão desejada por vários sectores da vida nacional.