fbpx

Quando o embaixador canadiano no Haiti, Sebastien Carriere, tem tudo errado no Zoom Haiti News

CTN News

“Fake News”, foi assim que o embaixador canadiano acreditado no Haiti, Sebastien Carriere, reagiu brevemente num tweet, segunda-feira, 24 de Outubro de 2022, na sequência da publicação de um anúncio de Zoom Haiti News de uma entrevista com um funcionário do governo canadiano.

Na sequência de perguntas sobre o envolvimento do Canadá na compra de equipamento balístico pelo governo haitiano para a Polícia Nacional Haitiana, o embaixador canadiano acreditado no Haiti foi suficientemente desajeitado para não se conter, apelando ao anúncio de uma entrevista exclusiva com o Ministro do Desenvolvimento Internacional do Canadá, Harjit Sajjan, que os meios de comunicação social planeavam transmitir no início da noite, Fake News.

Este erro desconcertante e desconcertante não deixou de ofender os gestores dos media e toda a equipa em geral, convidando o diplomata a fazer um pedido de desculpas público no lugar do tweet, que foi instado a apagar pouco depois.

Em reacção, Emmanuel Paul, CEO da ZoomHaitiNews, pouco antes de a entrevista ter sido transmitida, tweeted isto: <<Sr. Embaixador não é suficiente apagar o tweet. Se fosse um meio de comunicação social do seu país, tenho a certeza que pediria desculpa. Não é normal manchar a reputação das pessoas de graça.

É de notar que o gabinete do Ministro Sajjan fez questão de pedir desculpa ao Zoom Haiti News por este erro do embaixador canadiano acreditado no Haiti.

No final, foi porque o diplomata canadiano não estava bem informado? Estaria ele a subestimar o trabalho dos meios de comunicação social haitianos, particularmente o Zoom Haiti News?

Enquanto esperava por respostas, continua a ser que o Sr. Carrière falou do lugar da sua bela função, enviado para o Haiti para completar a sua longa carreira. Como Frédéric Sawyer sugeriu, “um diplomata é um homem que pensa duas vezes antes de não dizer nada”.

De facto, ao chamar à informação do ZoomHaitiNews uma Fake News, o Embaixador Sebastien Carriere não só negligenciou o princípio elementar para um embaixador ou qualquer outra pessoa verificar antes de reagir ou tweetar num ficheiro, como também mostrou um falso passe que poderia dizer muito sobre a sua forma de trabalhar no que diz respeito ao ficheiro importante.