fbpx

Programa de apaziguamento social: a água regressa às parcelas dos agricultores em várias localidades do Baixo Noroeste

CTN News

O programa de apaziguamento social no Noroeste é uma iniciativa financiada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Governo haitiano. No âmbito deste programa, uma delegação composta por várias personalidades e quadros da Direcção Departamental da Agricultura, chefiada pelo Agrónomo Charité Louis, Director Departamental do Noroeste, e pelo seu adjunto, está empenhada numa missão de cinco dias no Baixo Noroeste para avaliar os impactos do programa na região.

Um dos projectos empreendidos no âmbito desta missão é o tratamento da principal bacia de retenção de água da zona, que tem uma capacidade de 4755 metros cúbicos e abastece as localidades de Bois-d’Hommes, La Baie, Haute Délice e Passe Sèche. Esta bacia estava cheia de sedimentos até uma altura de um metro e meio, enquanto a sua altura é de cerca de 2,15 metros após a passagem do ciclone Mathieu.
Durante doze dias, os trabalhadores retiraram mais de 2248 metros cúbicos de sedimentos da bacia de retenção. Este projecto permitirá o regresso da água a mais de 110 hectares de terrenos que tinham sido abandonados desde que o ciclone Mathieu bloqueou o principal espaço irrigável da zona.

Por outro lado, na comuna de Landrimage, primeira secção, a plataforma de Bombardopolis, estão actualmente em curso trabalhos de construção de soleiras de pedra seca. Esta estrutura mecânica deverá facilitar a penetração das águas de escoamento em terrenos que foram abandonados devido à seca persistente na zona.

Ver a água regressar a estas parcelas é um motivo de orgulho para o Sr. Erneau St Félix, de 73 anos, que gostaria de ver a continuação deste trabalho nas encostas.
Para o Director do Bureau Agricole Communal Regroupement BAC Bombardopolis/Baie de Henne, Jérôme Karl Ernst, “este projecto ajudará a zona a maximizar o potencial agrícola da localidade e permitirá que os agricultores tenham acesso a alimentos, reforçando assim a resiliência da comunidade. Neste caso, chamar-se-á segurança alimentar. O programa atinge actualmente cerca de 305 beneficiários directos só nas comunas de Bombardopolis e Baie de Henne.
A comuna é composta pelas secções comunais de Citerne Rémy, Dos d’Âne, Réserve e Estère déré ou Petite Anse. Tem uma população de 24.812 habitantes, segundo o recenseamento de 2009.

A população de mais de 24.812 habitantes reclama a drenagem e a limpeza dos canais para fazer face ao problema da seca. Os habitantes da zona querem um abastecimento de água para resolver o problema.