O antigo comissário governamental da cidade de Port-de-Paix, Michelet Virgile, foi detido na terça-feira 12 de Julho de 2022 por agentes do Gabinete de Assuntos Económicos e Financeiros (BAFE) alguns dias após a sua demissão por má conduta administrativa grave.
Tinha ordenado a libertação de Jonas Georges e Fritz Jean Relus, detidos por tráfico de armas e munições, a 6 de Julho de 2022.
O caso do confisco de 120.000 munições, três pistolas de mão (duas pistolas de 9mm e um revólver de calibre 38), 30 carregadores e 20 caixas de espingarda Ak-47 durante uma operação realizada por agentes aduaneiros na cidade de Port-de-Paix, acaba de sofrer uma nova reviravolta com a detenção do antigo CG Michelet Virgile, que tinha ordenado a libertação de dois dos alegados traficantes, Jonas Georges e Fritz Jean Relus.
O Bureau of Financial and Economic Affairs (BAFE), a ala armada da Direcção Central da Polícia Judiciária, decidiu aprofundar a sua investigação. Lançou um aviso de procura contra o director adjunto dos assuntos jurídicos no Ministério da Justiça e Segurança Pública, Frizt Aubourg, que está alegadamente ligado a este caso.
Várias outras pessoas são activamente procuradas pela polícia em relação a este caso, incluindo
Marie Guirléne Estimable, Wilfrid Estimable e Eddy Lafrance.
Michelet Virgile, que foi colocado de licença sem pagamento antes da sua prisão, foi substituído algumas horas mais tarde por Bertin Vital à frente do gabinete do procurador de Port-de-Paix.