O Primeiro-Ministro canadiano Justin Trudeau fez o anúncio na quinta-feira, num discurso na reunião anual da Comunidade das Caraíbas (CARICOM) em Nassau, Bahamas.
Em excertos do discurso, relatados pela Radio Canada, o líder canadiano disse que os militares seriam destacados “nas próximas semanas”.
A missão dos navios será conduzir a vigilância, reunir informações e manter uma presença ao largo da costa haitiana, disse o oficial canadiano.
Na semana passada, um avião militar canadiano sobrevoou o território haitiano para cartografar melhor os territórios das gangues no Haiti. O avião Aurora CP-140 da Real Força Aérea Canadiana deveria apoiar a Polícia Nacional Haitiana nos seus esforços para restaurar a segurança no país. O CP-140 Aurora é um avião de patrulha de longo alcance com um impressionante alcance de voo e um conjunto de sensores avançados que se combinam para fazer dele uma plataforma de vigilância altamente eficaz.
Deve também notar-se que o país está a enfrentar uma explosão exponencial de violência. Vários actos de rapto são registados diariamente, e as estradas nacionais já não são acessíveis, com consequências negativas sobre o aumento dos preços de bens básicos e sobre a livre circulação de bens e pessoas.