Bento XVI, nascido Joseph Ratzinger, morreu este sábado de manhã, 31 de Dezembro de 2022, no Vaticano, disse a Santa Sé. O Papa Bento XVI, que sucedeu a João Paulo II, reinou durante quase 10 anos antes da sua demissão a 11 de Fevereiro de 2013. Uma decisão surpreendente e sem precedentes em seis séculos.
Nascido em 1927 na Baviera, Joseph Ratzinger foi um dos principais actores da Igreja Católica. Antigo professor, foi ordenado sacerdote com o seu irmão Georg em 1951, antes de se tornar doutor em teologia em 1957. 20 anos mais tarde, foi nomeado por Paulo VI Arcebispo de Munique, e depois foi empossado como cardeal algumas semanas mais tarde.
Começou a colaborar com João Paulo II em Novembro de 1981, quando lhe foi confiada a direcção da Congregação para a Doutrina da Fé. Posteriormente, fez o seu nome ao colocar os travões à teologia da libertação, que utiliza a análise marxista, e toma uma posição sobre a emergência de grandes problemas éticos, escreve o Vatican News.
É o autor do novo Catecismo da Igreja Católica publicado em 1992.
Sem compromissos no que toca às suas responsabilidades, o papa alemão resistiu à crise perpetrada pelas revelações do escândalo da pedofilia e a fuga de documentos retirados do seu gabinete papal e publicados num livro. Disse que queria eliminar a “sujidade” na Igreja, introduzindo regras estritas contra o abuso de menores.
Defendeu uma igreja menos mundana: “Os exemplos históricos mostram que o testemunho missionário de uma igreja ‘desmondanizada’ emerge mais claramente. Livre de fardos e privilégios materiais e políticos, a Igreja pode dedicar-se melhor, de uma forma verdadeiramente cristã, a todo o mundo. Pode ser verdadeiramente aberto ao mundo”, disse uma vez. Estas palavras foram noticiadas pelo Vatican News.
A sua partida foi saudada por muitas figuras de destaque em todo o mundo.
O funeral de Bento XVI está marcado para 5 de Janeiro às 9.30 na Praça de São Pedro. Será presidido pelo Papa Francisco, disse o Vaticano.
You must be logged in to post a comment.