A Comissão dos Negócios Estrangeiros do Congresso dos Estados Unidos apoia o activista dos direitos humanos Pierre Esperance.
Numa declaração enviada à ZoomHaitiNews, o presidente do comité Gregory Meeks, o congressista Albio Sires, e o fundador do Haiti Caucus Andy Levin, entre outros, disseram que condenam as ameaças contra o director executivo e o pessoal da Rede Nacional de Defesa dos Direitos Humanos (RNDDH).
De acordo com funcionários da maior comissão do Congresso dos EUA, “os relatos de ameaças de morte contra o Sr. Espérance em retaliação pelo seu trabalho são extremamente alarmantes”. O Congressista Gregory Meeks, o fundador do Haitian Caucus na Câmara Baixa, o presidente do Subcomité do Hemisfério Ocidental, Segurança Civil, Migração e Política Económica Internacional, e outros legisladores americanos comprometem-se a tomar medidas para “garantir a segurança do Sr. Espérance e dos seus colegas”. Qualquer outra tentativa de silenciar, intimidar, assediar, ameaçar ou prejudicar o Sr. Espérance ou o pessoal do RNDDH é intolerável”, disseram eles.
Os signatários da declaração exortaram as autoridades haitianas a abrir uma investigação para esclarecer a origem das ameaças feitas contra o Sr. Esperance e “a tomar todas as medidas necessárias para garantir a sua segurança e a dos seus colegas.
O defensor dos direitos humanos tinha, em várias ocasiões, mencionado um plano para o assassinar. Ele tinha mencionado o nome do ex-presidente Joseph Michel Martelly, que disse estar por detrás destas manobras criminosas. Foram organizadas várias reuniões por Michel Martelly para planear o assassinato do activista dos direitos humanos, de acordo com Pierre Espérance.