fbpx

O Canadá vai abrir um gabinete na República Dominicana para coordenar à distância a ajuda internacional ao Haiti

CTN News
Haiti and Canada Flags Crossed And Waving Flat Style. Official Proportion. Correct Colors.

O Canadá vai abrir um gabinete na República Dominicana para coordenar a assistência internacional em matéria de segurança ao Haiti. O principal mandato desta unidade será responder às necessidades da Polícia Nacional Haitiana a fim de restabelecer a paz no país.

O governo está investindo US$ 20 milhões para abrir esse escritório, que atuará como uma interface entre a comunidade internacional e as autoridades haitianas, disse a ministra das Relações Exteriores, Mélanie Joly, na quinta-feira.
A chefe da diplomacia canadiana, Mélanie Joly, disse que “espera que esta unidade de coordenação esteja operacional este verão na República Dominicana, acrescentando que o Canadá também terá uma equipa em Port-au-Prince para trabalhar lado a lado com os peritos da linha da frente, a Polícia Nacional do Haiti e as autoridades haitianas”.

O Canadá desempenhará um papel de liderança na coordenação da assistência internacional em matéria de segurança, nomeadamente no que diz respeito ao reforço das capacidades da polícia nacional haitiana, e criará um mecanismo de coordenação conjunta entre civis, militares e a polícia”, declarou a Sra. Joly.
Durante vários meses, os Estados Unidos pressionaram o Canadá a liderar uma força multinacional para intervir no Haiti. O governo de Justin Trudeau sempre se recusou a enviar tropas, dizendo que estava a procurar uma solução por e para os haitianos.

O Canadá está finalmente a assumir a liderança de uma operação para coordenar a ajuda internacional ao Haiti, sem realmente pôr os pés no país, como salienta a Radio Canada.